Cotidiano

?Não há mais espaço para feitiçarias?, diz Temer

TemerBRASÍLIA ? Em um contundente discurso na festa de fim de ano dos militares, o presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira que os “arremedos de soluções” praticadas no passado prejudicaram os mais pobres. Referindo-se à aprovação da PEC dos gastos, Temer afirmou que não há mais tempo para “feitiçarias”. Mais uma vez repetiu não estar preocupado com aplausos e popularidade. Discursou que poderia se acomodar em passar seus dois anos como presidente instalado nas “mordomias” do Poder, mas que, ao contrário, teve coragem de encampar temas espinhosos, como a reforma da Previdência. À plateia de oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, reafirmou que os militares devem ser excluídos da reforma.

? Não há mais espaço para feitiçarias. Imprimir dinheiro, maquiar contas, controlar preços. Estamos tratando de resolver nossos problemas de frente. Se não o fizermos agora, o Estado quebra. Se não promovermos as reformas imediatas, ficaremos presos ao atoleiro da irresponsabilidade fiscal. Os mais prejudicados com os arremedos de solução adotados no passado são os mais pobres ? disse.

Embora não tenha citado a ex-presidente Dilma Rousseff, Temer proferiu termos usados recorrentemente para classificar criticamente a política econômica da petista, que sofreu impeachment em agosto.

? Seria muito confortável chegar ao Poder e dizer: “vou ficar apenas dois anos, não vou me preocupar com o teto dos gastos públicos, não vou me preocupar com a reformulação da Previdência. Poderia ficar comodamente instalado nas mordomias da Presidência da República e nada patrocinar nesses dois anos. Não teria embates, contestações e seguiria tranquilo. Mas os tempos exigem coragem para não ceder às soluções fáceis e ilusórias ? afirmou Temer, que vem enfrentando sucessivas quedas em sua popularidade.

Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostra que a reprovação do governo saltou de 39% para 46% de setembro para cá. Aos militares, Temer disse que buscar reconhecimento não é o objetivo de seu governo.

? Nem sempre o caminho certo é o mais popular. Nossa responsabilidade não é buscar aplausos imediatos. A nossa missão não é buscar aprovação a qualquer preço. Nosso compromisso é desatar os nós que têm comprometido nosso crescimento econômico ? disse.

Antes de propor um brinde a um “2017 melhor do que 2016”, Temer pregou que o Brasil não pode ficar dividido. Segundo ele, os embates devem se restringir ao período eleitoral. Ao final, afirmou que “o Brasil é maior do que a crise”.

? Temos que ter coragem de repetir a tese de que o país não pode ficar dividido. Pode ficar dividido eleitoralmente, num dado momento, durante o momento político-eleitoral. Mas não pode fazê-lo depois das eleições. Nosso governo é a favor do Brasil. Os brasileiros já enfrentaram momentos de grande dificuldade no passado, mas sempre fomos capazes de nos superar ? encerrou.