Cotidiano

Não há indício de que terrorista Sírio esteja no Brasil, diz ministro da Justiça

RIO – Numa apresentação do plano de segurança para a Olimpíada, nesta quarta-feira, no Comando Militar do Leste, o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, afirmou que não há nenhum indício de que o terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab, ex-presidiário de Guantánamo, em Cuba, tenha entrado no Brasil. Ontem, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o governo brasileiro procura por Deyab. Segundo Moraes, Deyab deixou o Uruguai, onde estava fixado, e o país vizinho emitiu alerta para Brasil, Argentina e outros da América do Sul informando que não tem conhecimento do paradeiro do terrorista.

? As autoridades uruguaias nos informaram que ele saiu do país há três semanas. Elas perderam o rastreamento dele e pediram para analisarmos se ele estaria em território brasileiro, pois ele já tentou por duas vezes entrar no Brasil e foi interceptado. Mas não há nenhum indício de que ele esteja em território nacional ? disse Moraes.

Deyab atuou em operações terroristas da al-Qaeda na África e foi recrutador do grupo na Europa. De acordo com um comunicado de alerta da Avianca, do último dia 1º, com base em informações da Divisão de Antiterrorismo da Polícia Federal, a presença de Deyab no Brasil deve ser informada ?imediatamente? à PF. A companhia aérea afirma ainda que o procurado, de 45 anos, tem dificuldades de locomoção e usa muletas.