Cotidiano

Não há esperança em reatar relações com Venezuela, diz Serra

BRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse não ter esperanças na retomada das relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela. Após cerimônia de ratificação do Acordo de Paris nesta segunda-feira no Palácio do Planalto, o ministro afirmou ainda acreditar em evolução nas conversações do Brasil com Equador e Bolívia. No último dia 31, data do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Venezuela, Equador e Bolívia chamaram de volta seus embaixadores. Em resposta, o Brasil convocou também seus representantes nesses países.

? No caso da Venezuela, considero sem esperança (reatar relações). Isso é impossível, parece ? declarou Serra, completando:

? Eu espero que, pelo menos no caso de Equador e Bolívia, eles vejam um outro tipo de caminho no nosso relacionamento. Acho que há uma evolução.

No último dia 31, data em que o Senado confirmou o impeachment de Dilma Rousseff, o governo brasileiro convocou seus embaixadores no Equador, Venezuela e Bolívia. Foi uma resposta aos chamados, desses países, de seus embaixadores no Brasil.

A reação mais forte na América do Sul ao impeachment é a da Venezuela, que fala em “golpe”. Também no dia da destituição de Dilma, o Itamaraty “repudiou” a posição do governo de Nicolás Maduro, e lamentou a “incompreensão” de Bolívia, Equador e Cuba sobre o processo de impedimento.