Cotidiano

?Não consigo descrever o desrespeito, vim visitar minha mãe doente?, relata síria barrada nos EUA

imrs.jpg

CHICAGO ? Sahar Algonaimi, síria que mora na Arábia Saudita há mais de 30 anos, foi uma das pessoas que teve sua entrada aos EUA barrada com a nova ordem executiva do presidente americano Donald Trump, que impede a entrada de cidadãos de sete países majoritariamente islâmicos. Ela, que tentava entrar no país para visitar sua mãe doente e prestes a sair de uma cirurgia delicada, não passou na imigração do aeroporto O?Hare, de Chicago.

? Não consigo nem descrever a sensação, o desrespeito com a Humanidade, eu vim aqui visitar minha mãe doente ? disse Sahar, que pretendia ficar uma semana nos Estados Unidos e carregava consigo uma declaração médica dizendo a importância da visita para sua mãe. ? Não existe uma boa razão para que eu não entre. É um sentimento de puro desespero.

A irmã de Sahar, Nour Ulayyet, que vive no estado de Indiana, soube da proibição através de suas filhas, que foram buscar a tia no desembarque.

? Elas disseram ?Sim, ela está aqui e não vai poder entrar? ? contou.

Apesar de seus pedidos e argumentos, Sahar, uma professora de ensino primário, teve de voltar a Riad, na Arábia Saudita.

? Eu comecei a chorar, e disse ?Como é possível que eu tenha chegado até aqui e agora não posso sequer ver a minha mãe?? ? lamentou a síria.