Política

Não à venda de bebidas no estádio

Um projeto que foi protocolado na Câmara de Vereadores e que deve gerar bastante discussão proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bens públicos esportivos.

A proposta é de autoria do Policial Madrile assinada por outros nove vereadores. E proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no Estádio Olímpico Regional, no estádio Ninho da Cobra, no Ginásio de Esporte Sérgio Mauro Festugato, no Ginásio de Esporte Odilon Reinhart, no Ginásio de Esporte Francisco Pian e demais locais esportivos que sejam de responsabilidade do poder público municipal.

O projeto prevê ainda que em locais particulares, a venda e o consumo ficam por parte do responsável pelo estabelecimento manter o sistema de segurança e o controle do consumo de bebidas, e o proprietário pode responder por qualquer ato ilegal que ocorra a partir do consumo de bebidas.

Legislação estadual

A polêmica fica por conta do fato de que uma lei estadual já foi aprovada e sancionada em setembro contradizendo a proposta do município.

A legislação, sancionada pelo governador Beto Richa, prevê que a comercialização e o consumo de cerveja ou de chope nos estádios ou arenas desportivas. Segundo a Lei estadual, o consumo é permitido desde a abertura dos portões para acesso do público até o término do evento.

As únicas bebidas alcoólicas autorizadas são cerveja e chope e são proibidas outras bebidas destiladas. Também não é permitida a entrada de pessoas nos estádios com bebidas.

Sem validação

De acordo com o diretor do Legislativo Mário Galavoti, a lei estadual não tem validação nos espaços administrativos pelo município, como é o caso do projeto apresentado pelo vereador Policial Madril.