Cotidiano

Nancy Pelosi é reeleita líder democrata na Câmara dos Deputados dos EUA

Congress PelosiWASHINGTON – A líder democrata dos EUA na Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, foi reeleita para o cargo nesta quarta-feira, apesar do desafio do congressista Rust Belt que disse que o partido precisava de nova liderança depois de um decepcionante desempenho nas eleições deste mês.

Pelosi, de 76 anos, uma californiano que está no Congresso há 30 anos e liderou o partido na Câmara por 14 deles, derrotou Tim Ryan, de 43 anos, um representante de sete mandatos da área de Youngstown, no nordeste de Ohio, por 134 votos a 63, informaram assessores.

Os eleitores dos EUA elegeram o republicano Donald Trump à Casa Branca e os republicanos mantiveram suas maiorias na Câmara e no Senado nas eleições de 8 de novembro.

Ryan, ao desafiar Pelosi para o cargo de líder, disse que o partido precisava fazer um trabalho melhor para alcançar os eleitores da classe trabalhadora que apoiavam Trump em grande número.

Ryan disse que os democratas só conseguiram ter maioria na Câmara dos Deputados durante quatro dos últimos 18 anos. Ryan e outros democratas estão com raiva de que o partido não ter tido um desempenho melhor no dia 8 de novembro, quando Trump ganhou a Casa Branca e os republicanos ganharam apenas meia dúzia de assentos na Câmara, quando alguns previam vitórias de dois dígitos.

Ryan disse a repórteres que os democratas saíram da eleição unidos.

? Recebemos a mensagem de que queríamos sair, e isso é que, como democratas, precisamos falar sobre economia. Se vamos ganhar como democratas, precisamos ter uma mensagem econômica que ressoe em todos os cantos do país.

Pelosi, uma congressista de San Francisco, havia reivindicado o apoio de dois terços do grupo antes da eleição presidencial de quarta-feira. Apenas cerca de uma dúzia de democratas apoiaram publicamente Ryan antes da votação.