Esportes

Nadadora chinesa é banida após doping nos Jogos do Rio

BN-PJ422_swimme_M_20160812082354.jpgA nadadora chinesa Chen Xinyi foi banida por dois anos após ser flagrada em exame de doping nos Jogos do Rio-2016, informou a Federação Internacional de Natação (Fina).

Esportes olímpicos – 10.12

Chen terminou em quarto lugar na prova feminina dos 100m borboleta no Rio, mas não começou as baterias dos 50m livre após a imprensa estatal chinesa relatar que ela havia testado positivo para o diurético hidroclorotiazida.

Hidroclorotiazida, conhecido por ser um agente de disfarce, é uma substância banida porque pode ser usada para estimular perda de peso e encobrir a presença de outras drogas ilegais ao diluir a urina coletada em testes antidoping.

?O Painel Antidoping da Fina reconheceu a decisão do Painel do Tribunal Arbitral do Esporte em relação à desclassificação do resultado da atleta nos Jogos Olímpicos Rio-2016?, disse a Fina em comunicado.

A suspensão de Chen ocorre após a divulgação, na sexta-feira, da segunda parte do relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) sobre uso de doping patrocinado pelo Estado na Rússia. O relatório descobriu que mais de mil competidores russos, de dezenas de esportes, estavam envolvidos em uma conspiração institucional para encobrir testes positivos de doping desde 2011.