Esportes

Nadador australiano diz ter sofrido sequestro relâmpago em Copacabana

josh palmer.jpgRIO ? Depois da polêmica de Ryan Lochte e companhia, cuja alegação de roubo a mão armada se provou falsa na quinta-feira, outro nadador relatou às autoridades olímpicas ter sido alvo de um sequestro relâmpago. O australiano Josh Palmer, que decidiu não prestar queixa à polícia, teria sido abordado em Copacabana por um homem que o teria forçado a sacar US$ 1 mil de um caixa eletrônico próximo.

Palmer era um dos australianos que se divertiam em uma boate no bairro na terça-feira. Mas o nadador teria optado por não voltar à Vila Olímpica com os colegas e continuado a beber com um amigo de Melbourne em um quiosque da praia. O australiano ? “desorientado, sem celular e carteira” ? teria sido encontrado já na tarde de quarta-feira por dois empresários, conta o “The Guardian”. Os brasileiros teriam entrado em contato com o consulado do país, que então teria avisado a chefia de segurança da delegação.

Aos 25 anos, Palmer dividiu a bronca com a também nadadora Emma McKeon, de 22, que se separou dos companheiros de equipe na festa e escolheu não voltar à vila. Ela teria ficado em Copacabana com uma amiga sem avisar a mudança de planos aos superiores.

A chefe da missão do Comitê Olímpico Australiano, Kitty Chiller, determinou que os dois fossem punidos por quebrar as regras. Em comunicado, Kitty considerou o comportamento dos atletas “inaceitável”. Palmer e Emma deverão ficar na Vila Olímpica no período de 20h às 8h da manhã, só poderão se deslocar pela cidade no transporte olímpico oficial e perderão a cerimônia de encerramento, no domingo.

“Para esclarecer, eu segui o protocolo de não voltar à vila sozinha. Meu erro foi não avisar a chefia do time”, escreveu no Twitter Emma, dona de um ouro, duas pratas e um bronze no Rio-2016.

O técnico da equipe de natação da Austrália, Jacco Verhaeren, disse que a dupla se portou de forma profissional durante a competição e que foram sancionados por se colocar em risco, de acordo com o jornal britânico. O jornal britânico ressalta que a delegação havia imposto aos atletas um toque de recolher às 2h da manhã.