Esportes

Na volta ao Mineirão, Brasil sobra contra a Argentina: 3 a 0

BELO HORIZONTE – O grito de ?campeão voltou? já virou clichê entre as torcidas brasileiras, mas quando ele é entoado pelo mesmo Mineirão lotado que viu a seleção brasileira desaparecer diante dos alemães há dois, ele ganha significado especial. Não se vinga o 7 a 1, mas a categórica vitória desta quinta-feira sobre a Argentina, seu maior rival, por 3 a 0,fez o Brasil superar definitivamente o luto pela tragédia de 2014.

TABELA: Confira os jogos e classificação das eliminatórias

– Com certeza jogar contra Argentina sempre foi um sonho. Hoje a gente se impôs, a torcida ajudou desde o primeiro minuto e estamos muito felizes – festejou Philippe Coutinho.

O pentacampeão lidera as Eliminatórias sul-americanas, abriu oito pontos de vantagem para a primeira seleção fora da zona de classificação para a Copa e na próxima terça-feira enfrenta o Peru, em Lima.

LEIA MAIS: Uruguai bate o Equador e segue vice-líder

Se pode soar exagero classificar como uma exibição de gala da seleção, o clássico de ontem mostrou a enorme diferença entre um time organizado, que sabe o que precisa fazer em campo, e outro que ainda busca minimamente se encontrar. O Brasil de Tite, além de produzir, não toma gols (sofreu apenas um em cinco jogos). Depois que abre o placar, dá poucas chances ao adversário.

A Argentina ia bem enquanto o jogo seguia o roteiro desejado por ela. A partir do primeiro gol, o time portenho foi cada vez mais se perdendo. Descontada a humilhação de ser atropelado pelo grande rival, em termos de classificação a rodada não foi tão ruim para a Argentina. O empate entre Colômbia e Chile e as derrotas de Equador (para o Uruguai) e Paraguai (para o Peru) deixam os argentinos ainda em sexto, mas a dois pontos do terceiro lugar.62630333_during a 2018 World Cup qualifying soccer match at the Estadio Mineirao in Belo Horizonte B.jpg

O Brasil chegou à quinta vitória seguida, lidera absoluto e navega tranquilo para a Copa de 2018. ?Olê, olê, olê, Tite, Tite?, cantou a torcida mineira, identificando o principal responsável pelos novos tempos, logo após Paulinho fazer o terceiro gol brasileiro.

GOL DE COUTINHO MUDA O JOGO

Nos primeiros 20 minutos, a estratégia do técnico argentino Edgardo Bauza para marcar a seleção vinha dando certo, e colaborava para isso a pouca movimentação do time brasileiro com a boa. Os duelos individuais de marcação estavam encaixados, e o Brasil não saía dali: os laterais Zabaleta e Más cuidavam dos pontas Coutinho e Neymar; os ponteiros argentinos, Pérez e Di María, seguravam os avanços de Marcelo e Daniel Alves; no meio, os volantes Mascherano e Biglia impediam os armadores brasileiros, Paulinho e Renato Augusto, de criar.

O Brasil tocava a bola de um lado para o outro e não conseguia penetrar. A Argentina era perigosa com Messi. Aos 23, ele fugiu pela ponta direita e, ao atrair a marcação dupla de Marcelo e Paulinho, fez Biglia ficar livre, e achou o companheiro que chutou para boa defesa de Alisson.

No minuto seguinte, o Brasil abriu o placar ao fazer o que precisava para criar espaços. Philipe Coutinho saiu da ponta direita para a esquerda, e não foi acompanhado pelo lateral Más, que guarneceu seu setor. Achou um lugar entre o volante Mascherano e o zagueiro Otamendi. Parecia escondido, menos para quem tem a visão de jogo de Neymar. O passe saiu preciso, Coutinho arrancou para o meio e bateu cruzado, no ângulo. Um golaço, ao estilo dos que costuma fazer pelo Liverpool.

A desvantagem fez a Argentina avançar um pouco mais, Messi era quem mais buscava o jogo, mas o Brasil se defendia bem. Começou a haver espaço para o contra-ataque, pouco aproveitado pelo Brasil. No último minuto antes do intervalo, Gabriel Jesus apareceu. De um belo giro sobre Otamendi, considerado o melhor zagueiro argentina, criou o lance para o gol de Neymar. O palmeirense de 19 anos é um inegável acerto de Tite à frente da seleção. CBF tweete

Necessitado de buscar o empate, Bauza trocou Enzo Pérez por Aguero e, sintoma de uma equipe desorganizada, a Argentina virou dois times em campo: na frente, quatro jogadores (Aguero, Di María, Messi e Higuaín) tentavam resolver na individualidade, e ninguém mais voltava para marcar. Os de trás sofriam com o time brasileiro.

Os espaços se ofereciam, e o terceiro gol saiu aos 13 minutos, quando Paulinho aproveitou rebatida errada da zaga após cruzamento de Marcelo. O placar poderia ter sido maior se os atacantes brasileiros tivessem sido menos preciosistas em vários momentos.

Neymar, principalmente, tentou dribles e jogadas de efeito que atrasaram ou dificultaram alguns ataques. A torcida, porém, aprovou, vibrava com os dribles e se divertia cantando ?olé?.

O segundo tempo foi para o torcedor da seleção lavar a alma no Mineirão.

BRASIL 3 X 0 ARGENTINA62630134_Brazil?s Philippe Coutinho left is congratulated by his teammate Neymar after scoring his s.jpg

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)

Assistentes: Christian Schiemann e Marcelo Barraza (CHI)

Cartões amarelos: Fernandinho, Marcelo (BRA); Funes Mori, Nicolás Otamendi e Lucas Biglia (ARG)

Público/ Renda: 53.490 presentes / R$ 12.726.250,00

Gols: Coutinho, 24’/1ºT (1-0); Neymar, 45’/1ºT (2-0); Paulinho, 13’/2ºT (3-0)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Miranda (Thiago Silva, 41’/2ºT), Marquinhos e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Coutinho (Douglas Costa, 39’/2ºT), Neymar e Gabriel Jesus (Firmino, 36’/2ºT). Técnico: Tite

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Otamendi, Funes Mori e Mas; Mascherano, Biglia, Pérez (Agüero, intervalo) e Di María (Correa, 25’/2ºT); Messi e Higuaín. Técnico: Edgardo Bauza. Imagens de Brasil x Argentina