Cotidiano

Na véspera do ataque, deputada fez campanha contra o Brexit no Tâmisa

CoxBoat.jpgLONDRES ? Um dia antes de ser esfaqueada e baleada em Birstall, a deputada trabalhista Jo Cox havia feito campanha com o marido e os dois filhos no Tâmisa contra a saída do Reino Unido da União Europeia. Num bote inflável, Jo e Brendan aparecem com uma bandeira escrita ?In? (dentro), diante da flotilha que defendia o Brexit. deputada1606

No próximo dia 23, os britânicos decidem num referendo sobre sua permanência na UE. Na quarta-feira, o líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, comandou uma frota de 20 barcos pró-Brexit pelo Rio Tâmisa. Já os defensores da continuidade do país na UE se reuniram em um único barco, chefiado pelo cantor Bob Geldof, enquanto um bote desafiava a flotilha. Horas antes do ataque, Jo Cox publicou a foto em seu Twitter.

DeputadaBarco_1606O grupo comandado por Farage era em sua maioria de pescadores que defendem a saída da UE por causa das restrições à pesca impostas pelo bloco. Eles partiram de diferentes pontos do litoral e se encontraram em Londres com o líder político. Enquanto o barco de Geldof, com a música a todo volume, exibia cartazes de ?In?.

Os dois lados suspenderam nesta quinta-feira suas campanhas pelo referendo e, respeito ao ataque a Jo Cox. O responsável pela agressão foi identificado como Tommy Mair, embora a informação não tenha sido confirmada pela polícia.