Cotidiano

Na UEPG, cerca de 2 mil alunos retornam ao campus para retomada de atividades práticas

Eles passam a vivenciar a experiência do aprendizado em laboratórios, sempre com todo o cuidado sanitário. Em quatro semanas se dará o retorno é das aulas teóricas, que já acontecem de forma remota desde 02 de fevereiro

Na UEPG, cerca de 2 mil alunos retornam ao campus para retomada de atividades práticas

Cerca de 2 mil alunos retornaram ao campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (7) para a realização de aulas práticas. As atividades dos cursos de pós-graduação e de extensão e cultura também voltam a ser realizadas presencialmente, após um hiato de 23 meses com aulas remotas, devido à pandemia da Covid-19. Em quatro semanas (07 de março), o retorno será das aulas teóricas, que já acontecem em formato remoto desde 02 de fevereiro.

Para uma turma de alunos de Agronomia, a primeira aula do dia já foi com novos aprendizados no laboratório de Botânica. O professor Fabiano Maia, do departamento de Biologia Geral, conta que preparou uma aula bastante dinâmica para o retorno.

“Eles estão tendo a oportunidade de se colocar como cientistas e montar os materiais que vão visualizar no laboratório”, explicou o professor. As expectativas de alunos e de professores são positivas, tanto para a volta aos ambientes da universidade quanto para complementar a formação teórica tida nas aulas remotas com a vivência nos laboratórios.

Segundo o professor Fabiano, durante as aulas remotas os alunos falaram muito que queriam ter essas vivências, conhecer o laboratório e manusear o material. “Muitas coisas, especialmente na botânica, a gente acabava mostrando através de imagens. Agora eles têm a oportunidade de descrever essas imagens, ver de onde saem, montar os materiais”, afirmou.

O professor Adriano Gonçalves Viana, do Departamento de Química, reforçou a importância da vivência de laboratório para a formação dos alunos. “Meus alunos estavam ansiosos com esse retorno. Alguns entraram na universidade durante a pandemia, então basicamente não tiveram experiência no laboratório”, diz. “As expectativas são as melhores possíveis, com muita segurança e responsabilidade”, disse.

Nas aulas práticas do curso de Medicina, a professora Maria Dagmar da Rocha é uma das responsáveis, também, por auxiliar os alunos no seguimento dos protocolos de biossegurança. “Dividimos as turmas, sendo que cada professor fica com no máximo sete alunos. Trabalhamos muito com a questão da higienização das mãos, o uso correto da máscara, distanciamento”, explicou. Mas o ganho no aprendizado é o ponto principal, para ela. “Aqui, eles vão fazer associação entre a teoria e a prática”.

ATIVIDADES – Em março de 2020, o Conselho Universitário decidiu suspender as atividades presenciais não-essenciais, devido à pandemia do novo coronavírus. Nos 23 meses que se seguiram, a UEPG continuou com atividades remotas, para professores, alunos e coordenadores de curso.

Foi mantido trabalho presencial na parte administrativa, obras, manutenção e preservação dos campi, pós-graduação, pesquisa, atividades de cursos da Saúde, atendimento à comunidade em projetos como a Clínica Odontológica e em órgãos como a Fazenda Escola, Museu Campos Gerais e os Hospitais Universitários.

Como bolsista da iniciação científica, Grasiele Gouveia, cursando o segundo ano de Engenharia Civil, já frequentava os laboratórios da UEPG há alguns meses. Por isso, a ansiedade é por ver de novo os corredores cheios de rostos conhecidos. “Sofri muito com o isolamento no começo da pandemia, então agora voltar a ver pessoas que eram do convívio da gente é muito bom”, comemorou.

AEN