Cotidiano

Na TV, Temer pede apoio a reformas e diz que impeachment foi legítimo

BRASÍLIA ? No primeiro pronunciamento em rede de rádio e TV e sem faixa presidencial, o presidente Michel Temer pediu, na noite desta quarta-feira, apoio para reformas econômica, previdenciária e trabalhista, ressaltou que o impeachment foi legítimo e enalteceu o Brasil. A fala de cinco minutos foi gravada no Palácio do Jaburu pela manhã, antes mesmo de o Senado votar pela deposição da ex-presidente Dilma Rousseff.

Temer iniciou o pronunciamento dizendo que o impeachment foi “democrático” e que “a incerteza chegou ao fim”. Ele também voltou a falar que quer colocar o Brasil nos trilhos, principalmente referindo-se à economia, e que este é seu “único” interesse.

? Assumo a Presidência do Brasil após decisão democrática e transparente do Congresso Nacional. O momento é de esperança e de retomada da confiança no Brasil. A incerteza chegou ao fim.

Ele falou que irá apoiar programas sociais, um dos calcanhares de Aquiles do governo interino, e que era sempre atacado por Dilma Rousseff. Além disso, pediu apoio para aprovar três pautas: o teto para o gasto público, por meio de proposta de emenda à Constituição; a reforma da Previdência Social, que deve ser encaminhada ao Congresso em setembro; e a reforma trabalhista.

? Nosso objetivo é garantir um sistema de aposentadorias pagas em dia, sem calotes e sem truques ? alertou.

Temer também afagou: exaltou o Brasil e os brasileiros. Ele finalizou o discurso pedindo intercessão divina, assim como fez em seu discurso de início na interinidade, há 108 dias.

? Trabalhamos muito. Somos pessoas dispostas a acordar cedo e dormir tarde em busca de nosso sonho. Temos espírito empreendedor, dos microempresários aos grandes industriais.

? Com a certeza de que, juntos, vamos fazer um Brasil muito melhor. Podem acreditar. Quando o Brasil quer, o Brasil muda. Obrigado, boa noite a todos e que Deus nos abençoe nessa nossa caminhada.