Educação

Na Semana Mundial do Cérebro, Psicologia realiza ações com diferentes públicos

Acadêmicos do curso que estão no Estágio Clínico da Abordagem Analítico-comportamental, sob a supervisão da professora, Patrícia Schnaufer, fizeram o trabalho

A Semana do Cérebro faz parte da iniciativa internacional BAW (Brain Awareness Week), coordenada pela instituição Dana Foundation desde 2010. A BAW é uma campanha global para divulgar os benefícios do estudo do cérebro. A cada ano, no mês de março, universidades, hospitais e outras organizações do mundo todo unem-se durante uma semana para popularizar conhecimentos em neurociências. O curso de Psicologia do Centro Universitário FAG mais uma vez participou com ações e, neste ano, levou atividades para diferentes públicos.

Acadêmicos do curso que estão no Estágio Clínico da Abordagem Analítico-comportamental, sob a supervisão da professora, Patrícia Schnaufer, fizeram o trabalho. O primeiro grupo realizou atividades no Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz. Os idosos participaram de uma palestra sobre memória e a importância de exercitar o cérebro. "A partir dos 25 anos de idade, começa o declínio cognitivo. Com exercícios cerebrais é possível deixar esse processo mais lento. Para tanto, o cérebro precisa: aprender algo diferente, realizar atividades de diferentes formas, trabalhos em grupo, desafios diários (sair da zona de conforto)", explica a acadêmica de Psicologia, Indienara Sauerressig.

O segundo grupo se responsabilizou pelos ensinamentos aos jovens e adolescentes atendidos pelo Paja (Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz). Também após uma palestra, que deu ênfase ao raciocínio lógico e formas de estímulo ao cérebro, desafios de lógica foram lançados aos jovens.

Na terça (20), foi a vez dos acadêmicos do Centro Universitário FAG participarem. No 1º andar do Bloco 3, alunos do curso de Psicologia e de outras graduações foram convidados a decifrar enigmas, concluir desafios e colocar o cérebro à prova.