Cotidiano

Na ONU, Rouhani culpa grandes potências pela propagação do terror pelo mundo

UN-ASSEMBLY_NOVA YORK ? O presidente do Irã, Hassan Rouhani, culpou as grandes potências nesta quinta-feira pela propagação do terrorismo pelo mundo. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, ele defendeu o acordo nuclear entre o Irã e as potências mundiais e culpou ?grupos sionistas? pelas sanções contra Teerã.

Rouhani começou seu discurso lembrando do 15º aniversário dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos.

? O 11 de Setembro levou a uma guerra devastadora no Oriente Médio e à propagação de insegurança em todo o mundo e juntou as sementes do terrorismo sem fronteiras ? afirmou o presidente. ? A gênese do terrorismo e extremismo sem fronteiras poderia ser atribuída a estratégias desenvolvidas pelas grandes potências nos últimos 15 anos.

Rouhani condenou o extremismo:

? Terroristas escondem as suas intenções nefastas atrás da literatura religiosa ? disse.

Ele denunciou a situação calamitosa no Oriente Médio, palco de conflitos em vários países.

? O Iêmen sofre bombardeios diários. Milhões de sírios estão presos em desertos. O Afeganistão, depois de décadas de ocupação, continua sofrendo violência e terror ? acrescentou.

Segundo Rouhani, o acordo nuclear selado com as potências mundiais ?coloca fim a preocupações infundadas?. No fim de seu discurso, ele adotou um tom otimista:

? O século que começou com terror e violência em Nova York não deve continuar com competições hostis e expandindo conflitos no Oriente Médio ? pontuou. ? Eu acredito profundamente que a moderação vai prevalecer sobre o extremismo, a paz vai triunfar sobre a violência, a iluminação irá superar a ignorância.

Em crítica velada a Israel, ele chamou o rival de ?uma teia de apartheid e um regime usurpador?.