Cotidiano

Na Nova Zelândia, nada de motoboy: drones vão entregar pizzas

Drone Domino’s

WELLINGTON (Nova Zelândia) – A Nova Zelândia, primeiro país a permitir o voto feminino e a adotar metas de inflação, agora reclama outro pioneirismo: ser o primeiro lugar em que as entregas de pizza são feitas por drones. A iniciativa é da Domino?s, que planeja iniciar os testes no fim deste ano.

A pizzaria anunciou, nesta quinta-feira, uma parceria com a Flirtey, uma empresa que se classifica como operadora de ?robôs voadores?, para realizar a primeira entrega comercial de pizzas por meio de drones. O plano é usar os drones também em Austrália, Bélgica, França, Países Baixos, Japão e Alemanha.

Na visão da Domino?s, as pessoas vão fazer os pedidos a partir de um aplicativo para smartphone, e os drones serão capazes de entregar no local ao seguir o sinal do GPS do celular. Quando a pizza estiver chegando, o consumidor receberá uma notificação, e o produto será baixado por meio de um cabo, garantindo que os drones permaneçam no alto, longe do público.

drone dominos.jpg

Companhias em todo o mundo estão, cada vez mais, buscando os drones como uma opção viável e mais eficiente de entregas, com a Amazon anunciando planos para usá-los em compras que caibam em pacotes pequenos assim que as questões de segurança e regulação sejam resolvidas.

A Nova Zelândia adotou, no ano passado, novas regras para a aviação com o objetivo de regulamentar e permitir o uso de drones para fins comerciais.

ROBÔ PARA ENTREGAS

O governo do país também revisou leis para veículos sem motorista e está ?ativamente promovendo a Nova Zelândia como pista de teste para novas tecnologias de transporte?, afirmou Simon Bridges, ministro dos Transportes, em um comunicado em separado dando as boas-vindas aos testes da pizzaria.

Contudo, nem todos receberam bem a novidade.

?Como ficam os empregos dos entregadores de pizza??, questionou a porta-voz do Partido Verde da Nova Zelândia em um tuíte. ?O governo agora está se aliando às grandes empresas para substituir os seus empregos por robôs?.

Enquanto alguns alegam que pizzas já foram entregues por drones, incluindo por um restaurante em Bombaim, a Domino?s insiste que seus testes serão ?o primeiro serviço de entregas com drones no mundo? para qualquer produto.

No início do ano, a pizzaria já havia apresentado outra opção ?tecnológica? de entrega: o DRU, sigla em inglês para ?unidade robótica da Domino?s?.