Cotidiano

Na Itália, líder populista Beppe Grillo expressa apoio a Trump e Putin

63693050_FILES This file photo taken on December 02 2016 shows the leader of the Five Star Movement.jpg

ROMA ? O comediante Beppe Grillo, fundador do Movimento Cinco Estrelas (M5S) na Itália, disse em entrevista que apoia o novo presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin. O líder populista, cuja legenda vem ganhando força no cenário político italiano, afirmou que está bastante otimista sobre o governo americano e que o republicano lhe parece moderado. As declarações vêm no momento em que líderes nacionalistas vêem no início do governo de Trump uma chance de impulsionar ainda mais a onda populista que avança sobre a Europa ? sobretudo frente a uma maratona de eleições cruciais no continente que acontecerão neste ano.

? Ele disse o que devia dizer aos chineses sobre o protecionismo. As grandes empresas já não vão ao México e permanecerão nos Estados Unidos ? destacou Grillo ao semanário francês “Journal du Dimanche”. ? Ele apoia a pequena e média empresa e vai retirar o Exército americano que está mobilizado nos quatro cantos do mundo. Eu estou de acordo com tudo isso

Grillo também se referiu às declarações polêmicas de Trump sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um pacto que o novo presidente americano repetidamente criticou durante a sua campanha e classificou de obsoleto.

? Se Donald Trump quer sair da Otan, que o faça ? disse, para em seguida expressar aprovação sobre a sintonia entre Trump e Putin: ? A política internacional precisa de homens de Estado fortes como eles. Putin é dos que diz as coisas mais sensatas sobre política externa

Grillo, que lidera uma plataforma antissistema, se tornou um dos mais importantes nomes da política italiana hoje. A sua legenda já conquistou a prefeitura de Roma no ano passado e liderou uma campanha vitoriosa para um referendo em dezembro ? que resultou na renúncia do ex-premier Matteo Renzi e na futura convocação de novas eleições gerais.