Cotidiano

Na Itália, líder anti-imigração comparou rival política a boneca sexual inflável

italia.jpg

ROMA ? O líder do partido anti-imigração italiano, Liga Norte, virou alvo de um intenso coro de críticas por comparar a presidente da Câmara Baixa do Parlamento a uma boneca sexual inflável. As declarações de Matteo Salvini aconteceram em um discurso na cidade de Cremona ? enquanto seus apoiadores seguravam uma boneca atrás dele em referência a Laura Boldrini.

? O clone de Laura Boldrini está aqui no palco ? disse Salvini sem explicar o motivo da comparação.

O comentário foi recebido com risadas pela multidão, mas foi veementemente condenado pelos políticos italianos. As imagens do episódio circularam pelas redes sociais nesta segunda-feira. E o próprio Salvini inflamou a polêmica na internet ao pedir que Laura renuncie e lançar a hashtag ?desinfle Boldrini?.

O líder da Liga Norte costuma usar Laura como alvo dos seus ataques. Ela vem de um partido de esquerda na Itália e faz apelos para que os imigrantes que chegam ao país recebam um tratamento mais humano. Antes de ser eleita ao cargo no Parlamento, ela era a port-voz italiana para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

? Salvini não perde uma oportunidade para insultos e vulgaridade mas neste comício ele ultrapassou todos os limites da decência ? disse Emanuele Fiano, deputado do Partido Democrático do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Já a ministra Maria Elena Boschi acusou Salvini de agir com esquálido sexismo. Ela considerou que suas declarações foram uma ofensa não apenas a Laura como a toda a população italiana.

Perguntado pela ?Sky Italia? se planejava se desculpar, Salvini respondeu:

? Você deve estar brincando. É Boldrini quem deveria se desculpar porque ela é racista contra os italianos.