Esportes

Na gangorra do Flu, Levir volta a sonhar com vaga na Libertadores

29696554511_bd20d2be40_h.jpgA vitória de 1 a 0 do Fluminense sobre o Grêmio recuperou os ânimos do tricolor na briga por uma vaga na edição de 2017 da Libertadores. Para o técnico Levir Culpi, que foi vaiado e chamado de “burro” pela torcida após a derrota em casa para a Chapecoense, os dois últimos resultados do time refletem o sobe e desce que caracteriza o campeonato, especialmente abaixo do G-4. Com 40 pontos, o Flu está a agora a cinco pontos do Santos, quarto colocado.

TABELA: Jogos e classificação da Série A

O treinador argumenta que, além da parte técnica, a questão emocional também será fundamental na reta final do Brasileirão. Ele elogiou poder de reação do time após a derrota para a Chapecoense e a postura dos jogadores diante de um fragilizado Grêmio, que completou seis jogos sem vitória na competição.

– Nesse momento do campeonato, a vitória dá esperança de chegar entre os primeiros, e a derrota parece que tudo acabou. Assim que funciona nos times grandes. Essa parte emocional pesa muito, mas está tudo muito igual, muito próximo. Agora vencemos de novo e acendemos a chama novamente. É jogo a jogo. Temos que estar concentrados, os jogadores estão de parabéns – comentou.

Levir também falou sobre a postura do time diante de um time que vive seu pior momento na competição. Na avaliação do treinador, o emocional abalado do tricolor gaúcho foi um fator importante dentro da partida, e fez uma comparação entre a atuação do Grêmio com a do Flu diante da Chapecoense. De forma indireta, ele pediu o apoio da torcida mesmo nas derrotas.

– Até certo ponto. Fizemos o gol e poderíamos ter feito o segundo, tivemos oportunidades ótimas. Mas realmente a parte emocional pesou para o adversário. Correram, mas às vezes as coisas não acontecem. No jogo passado foi o que aconteceu conosco. Agora foi a vez deles. Temos que estar junto com os torcedores. Temos que estar unidos não só nas vitórias.

A respeito das oscilações do Fluminense na competição, Levir disse que o nível de atuação da equipe não tem mudado muito, mas, sim, os resultados. Ele considera que o time tem jogado bem, e que o Flu, apesar da distância do G-4, o time irá buscar a vaga.

– Temos que considerar o nível de jogo, e nosso não é alto e baixo. Os resultados que são. Mas o time tem uma regularidade de atuações relativamente boa. Jogamos bem normalmente. São detalhes, porque nosso time não é maduro e temos muito a aprender e insistir. Tenho tentado repetir de oito a nove jogadores por partida. Temos que dar continuidade e confiança. É o melhor jeito de engatar uma sequência e buscar os primeiros – defendeu.