Cotidiano

Na fila para apoiar referendo contra Maduro, até chavista deixa assinatura

ciudadana-RevocatorioYa-planillas-Foto-Twitter_NACIMA20160621_0068_6.jpgCARACAS – Enquanto a oposição concentra esforços em prol de um referendo revogatório contra Nicolás Maduro, cenas curiosas aparecem nas ruas. Na terça-feira, nas ruas de Caracas, uma chavista histórica e com a tatuagem do falecido presidente Hugo Chávez saiu para apoiar abertamente a consulta que pode derrubar o atual líder.

? Muitas pessoas estão apoiando (o referendo) porque estão cansadas do regime Maduro ? disse Raima Rondón, que assinou pela consulta. ? O povo já não tem medo, enquanto o governo faz vista grossa dizendo que nada está acontecendo na Venezuela.

Segundo Raima, os partidários de Maduro “a chamam de louca por ter aberto os olhos e se cansado de promessa não cumpridas”.

? Hoje, a esperança dos venezuelanos é o revocatório ? disse, citada pelo “El Nacional”.

A oposição venezuelana afirma ter validado em um dia mais de 70 mil assinaturas em favor da convocação do referendo. A cifra declarada pelo líder opositor Henrique Capriles representa 36,7% da quantidade de validação exigidas pelo órgão eleitoral do país para ativar a consulta popular. O processo pode terminar no encurtamento do mandato do presidente.

Na segunda-feira, venezuelanos começarama validar suas assinaturas em centenas de postos espalhados pelo país. O processo é coordenado pela coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) que, em maio, entregou 1,85 milhão de firmas a favor da convocação do referendo ? 600 mil destas foram invalidadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O processo acontece em todo o território venezuelano até a próxima sexta-feira, dia 24 de junho. Mas a expectativa da oposição era alcançar a quantidade de validações exigidas pelo CNE até a manhã desta terça-feira ? que corresponde a 194.729 assinaturas, ou seja, 1% das firmas aprovadas pelo órgão eleitoral.

Até as 16h de segunda-feira, o CNE indicou que 62.708 haviam sido validadas até então. Mas Capriles afirmou, na noite de ontem, que o balanço estava incompleto, porque os pontos de confirmação das firmas fecharam às 18h.

Desde segunda-feira, deputados oposicionistas reclamam da baixa quantidade de equipamentos para o processo de validação disponibilizados pelo órgão eleitoral.201606201350288611_RTS.jpg