Cotidiano

Na esteira do Brexit, Turquia se diz ?alvo de islamofobia da UE?

BRITAIN-EU_TURKEY-GA62PJ3PN.1.jpgISTAMBUL – O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, culpou a islamofobia pela demora do processo de entrada da Turquia, acusando o bloco de ?dois pesos e duas medidas? e alertando que mais países poderiam tentar a saída. erdogan & ue

? A prática atual contra a Turquia é islamofóbica, que é a razão de eles estarem postergando a nossa entrada ? afirmou ele num discurso transmitido pela TV nesta sexta. ? Se a UE aprofundar as suas inconsistências e continuar no seu rumo, em pouco tempo vai ser inevitável que ela enfrente novas saídas.

Os políticos europeus estão falhando no combate à crescente xenofobia e visões anti-imigrantes, disse ainda Erdogan, depois que o voto do Reino Unido para sair União Europeia (UE) privou a Turquia de um importante aliado na sua busca para integrar o bloco.

A chamada campanha do ?Brexit? e a ascensão da direita populista na Europa colocam ainda mais em dúvida as negociações para o acesso da Turquia, que já duram uma década, um processo que foi nos seus anos iniciais importante para reformas econômicas e sociais no país.