Cotidiano

Na Espanha, Ai Weiwei reproduz prisão chinesa em que ficou 81 dias

201607250736100660_RTS.jpgCUENCA, Espanha ? O artista Ai Weiwei reproduziu cenas de seu encarceramento para uma nova instalação artística. Dentro de caixas de aço, ele reproduziu, quase em tamanho real, sua vida na prisão.

Visitantes da exibição, em uma catedral no centro da Espanha, têm que olhar através de pequenos buracos para dentro das rígidas e cinzentas caixas para ver cenas em 3D, as quais mostram Ai observado por dois guardas uniformizados ao comer, dormir, tomar banho e utilizar o banheiro em sua pequena cela.

Ai, um dos mais conhecidos artistas e ativistas políticos da China, foi preso por 81 dias sob acusação de evasão de impostos em 2011. A China confiscou seu passaporte, apenas o retornando em julho do ano passado.

Sua instalação, chamada “S.A.C.R.E.D.”, é destaque em uma série de eventos intitulada ?A poesia da liberdade?, que acontece na Espanha para marcar o aniversário de 400 anos da morte de Miguel de Cervantes.

O escritor espanhol foi mantido como escravo em Argel por cinco antes no fim do século 16 e passou meses na cadeia na Espanha posteriormente por discrepâncias contábeis, onde se acredita que ele tenha concebido a ideia de sua obra-prima ?Don Quixote?.

Uma citação desse livro, sobre um senhor de meia-idade obcecado pela ideia de ser cavaleiro que viaja pela Espanha em seu fiel escudeiro Sancho Pança, adorna a exibição de Cuenca: ?Liberdade, Sancho, é um dos presentes mais preciosos que o céu já deu a um homem?.

A exibição, realizada na catedral do século 12 na cidade medieval fortificada de Cuenca, será inaugurada em 26 de julho e se prolongará até 6 de novembro.