Cotidiano

Na Bahia, 21 presos fogem de carceragem depois de quebrar cadeados de celas

RIO – Todos os 21 presos que estavam na carceragem masculina do prédio onde funciona a delegacia de Santo Antônio de Jesus (BA), a 185 quilômetros de Salvador, e a 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin) fugiram na noite de sexta-feira, por volta das 23h30m. Havia ainda três mulheres na área feminina, mas elas não fugiram. De acordo com a assessoria da Polícia Civil da Bahia, seis presos foram recapturados e levados novamente para o mesmo local. Todos os fugitivos já são condenados pela Justiça, a maioria por tráfico de drogas, e aguardavam transferência para presídios.

Um grupo de presos em uma das celas conseguiu arrancar uma barra da grade. Com isso, quebraram o cadeado e fizeram o mesmo nas demais celas. Eles fizeram cordas com lençóis para descer o muro da carceragem. Quando os policiais de plantão se deram conta, todos os presos haviam fugido. Foi aberta uma sindicância para saber o tipo de objeto usado pelos presos para arrancar a barra e como ele entrou no local.

Segundo o G1, essa é a segunda fuga em massa na Bahia em menos de 24 horas. A outra ocorreu na madrugada de sexta-feira no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. Ao todo, 17 detentos fugiram após serrarem as grades de uma das celas da unidade prisional.

Equipes das polícias Civil e Militar estão nas ruas tentando recapturar os outros presos da carceragem de Santo Antônio de Jesus.

FUGA EM MANAUS

O número de fugitivos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), em Manaus, subiu de 184 para 225, após a recontagem de presos nas duas unidades realizada na semana passada. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), 77 detentos foram recapturados. As fugas aconteceram no mesmo dia em que 56 presos foram mortos no Compaj em uma briga entre facções criminosas.

Na madrugada desta sexta-feira, terminou a transferência de líderes de facções para a Penitenciária Federal de Mossoró, No Rio Grande do Norte. Ao todo foram 19 presos transfeiros (14 do Acre e 5 do Amazonas).

Em Roraima, 33 detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) foram mortos na semana passada.