Cotidiano

Na Argentina, 1,4 milhão de pessoas entraram na pobreza no 1º trimestre

ARGENTINA-SUMMIT_MACRIBUENOS AIRES – No primeiro trimestre deste ano, 1,4 milhão de argentinos entraram na pobreza, segundo estudo da Universidade Católica Argentina que indica que surgiu um segmento de ?novos pobres? por causa do aumento dos preços, da queda da atividade econômica e da falta de acesso aos subsídios sociais.

Agustín Salvia, diretor do Observatório da Dívida Social Argentina da universidade, disse, nesta sexta-feira à Rádio América, que uma das conclusões que se pode tirar do estudo é que surgiu um segmento de ?novos pobres na Argentina? que ?não recorreram a programas sociais e são aos que vão empobrecendo com maior rapidez do que os próprios setores que (já) são pobres?.

O informe da instituição, que periodicamente avalia a situação social na Argentina, indicou que 13 milhões de pessoas são pobres, em uma população total de 42 milhões.

Salvia explicou à Rádio Mitre que a situação piorou após as medidas de ajuste adotadas pelo governo do presidente Mauricio Macri ? entre elas uma desvalorização e um aumento nas tarifas de serviços públicos ? que tiveram impacto na inflação, no estancamento do emprego e na queda do consumo.

?GRAVES ERROS? DOS ÚLTIMOS ANOS

?Tínhamos entre 24% e 29% de pobres na Argentina em dezembro de 2015, que são entre 9 milhões e 12 milhões de pessoas, com 5% de indigentes, que são uns 4 milhões de pessoas?, disse Salvia.

Ele acrescentou que, no fim do ano passado, eram registrados ?indicadores complicados com 8 milhões de pessoas experimentando falta de proteção da saúde, 7 milhões sem moradia digna e de 9 milhões a 10 milhões de pessoas vivendo em lares sem nenhum tipo de vínculo com o sistema da previdência social?.

O pesquisador explicou que, devido em parte às medidas de ajuste nos primeiros meses do ano, a pobreza subiu 32,6%.

O estudo destacou ?os graves erros cometidos em matéria de política socioeconômica? dos últimos anos que não contribuíram para erradicar a pobreza extrema e os ?custos sociais que estão gerando as medidas de ajuste durante os últimos meses?.