Cotidiano

Mutuários têm incentivos à renegociação de dívidas

A média da dívida por mutuário é de aproximadamente R$ 3,5 mil

Curitiba – Mutuários em dívida com a Companhia de Habitação do Paraná têm até 30 de dezembro para regularizarem as prestações em atraso e colocar o financiamento da casa própria em dia. A oportunidade faz parte do Programa de Recuperação de Crédito, criado pelo governador Beto Richa em 2013, por meio da Lei 17.627, reeditada pela Lei 18.379/14, com o objetivo de facilitar a regularização das dívidas com prestações em atraso. 

O programa prevê a renegociação das dívidas de financiamento imobiliário com descontos progressivos com base no número de prestações a serem pagas. Quem pagar as parcelas atrasadas à vista terá isenção total nos juros. Atualmente, são cerca de 17 mil famílias com atraso e que podem aderir à Lei. 

“Não queremos que as pessoas corram o risco de perderem as suas casas por terem seus contratos cancelados. Essa é a última oportunidade para que os inadimplentes fiquem em dia com suas obrigações”, explica o diretor Administrativo-Financeiro da Cohapar, Geraldo Melo Filho. 

Todos os mutuários que se enquadram nos critérios do programa estão recebendo uma carta com um boleto para pagamento até 30 de dezembro. A equipe da Cohapar também está fazendo uma força-tarefa por meio de seus 12 escritórios regionais para garantir o atendimento individualizado dos interessados na maioria dos municípios paranaenses ainda este mês.