Cotidiano

Mutirão visa reduzir a fila de espera em Assis

Assis Chateaubriand – O Município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um mutirão para reduzir a fila de espera por cirurgias de ortopedia. Nesta primeira etapa, serão beneficiados 45 pacientes. “Estamos garantindo mais qualidade de vida à população. Com esse mutirão, queremos diminuir a dor e reduzir a fila de espera que hoje é grande devido esse tipo de procedimento só ser realizado em Hospitais de Referência, nas cidades de Curitiba e Campo Largo”, afirmou o prefeito Marcel Micheletto.

A ação contará com um investimento aproximado de R$ 50 mil do Orçamento do Município. “São poucos os que aplicam recursos próprios para cirurgias eletivas”, complementou o prefeito.

Cirurgias eletivas são aquelas que não têm caráter emergencial, entretanto comprometem a qualidade de vida de quem aguarda sua vez de operar.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a espera por uma cirurgia desta especialidade na rede pública, dependendo do caso, chega a ser de dois anos, se partirmos para a necessidade de prótese, por exemplo, esse prazo pode dobrar.

Os usuários que estão na fila foram convocados via posto de saúde, não havendo necessidade de buscar por conta própria. O secretário de Saúde, Agnaldo Vieira, realizou uma reunião com as pessoas que aguardam pela cirurgia. “Neste primeiro momento, são realizadas consultas, os pacientes passarão por exames e posteriormente será realizado o procedimento cirúrgico”, declarou.

Os procedimentos serão realizados graças a uma parceria que o Município estabeleceu com a Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto. “Procuramos a entidade e após uma conversa com o Provedor da entidade, Natal Zuffos e seu superintendente Valter Correia, acertamos os detalhes com o Eduardo Cintra, que se prontificou a realizar as cirurgias”, contou Vieira.

Efetivamente, as cirurgias iniciam nos próximos dias e assim que todos os procedimentos forem realizados, uma nova etapa será programada pela secretaria. “Mais uma vez pedimos aos pacientes que aguardem o chamamento da secretaria. Por este motivo é sempre bom estar com o seu cadastro em dia, ou seja, atualizado, para que possamos localizá-los o mais rápido possível”, finalizou Agnaldo.