Cotidiano

Mutirão retira lixo das margens de reservatório

São grandes as quantidades que, apesar de toda orientação, ainda são tiradas de locais impróprios e que prejudicam a natureza

Santa Helena – Pescadores da região de Santa Helena participaram, em parceria com a Itaipu, de mais uma etapa de programa de coleta de lixo às margens do reservatório da usina. A operação ocorre já há um bom tempo e os resultados impressionam. São grandes as quantidades que, apesar de toda orientação, ainda são tiradas de locais impróprios e que prejudicam a natureza.

Toneladas de lixo costumam ser recolhidas, principalmente de material que pode abastecer a logística reversa – quando itens recicláveis voltam à indústria e são transformados em outros produtos. O presidente da Colônia de Pescadores, Lírio Hoffmann, informa que a participação dos profissionais é importante, porque tem um efeito educativo dos mais importantes.

Ao mesmo tempo em que participa da operação de limpeza, o pescador perceber que contribuir para manter o logo sem sujeito faz bem para a atividade que desempenha. Quanto melhor for a qualidade da água, mais peixes poderão ali se desenvolver e atingir bons tamanhos, afirma Lírio, animado com o resultado da operação de recolha, que tem parceria com a Itaipu. Além de retirar o lixo, pescadores costumam participar também da soltura de alevinos e plantio de árvores.