Policial

Mutirão deve limpar pauta de julgamentos

Até o fim do mês estão programados outros 12 júris populares

Cascavel – Foi iniciado ontem, no Fórum de Cascavel, um mutirão de julgamentos de crimes dolosos contra a vida. O objetivo é “limpar as prateleiras” e concluir processos antigos para priorizar as ações mais recentes e de maior repercussão. Ontem foram julgados três casos relacionados a crimes cometidos em 2001, 2005 e 2006, com absolvição de todos os réus.

Até o fim do mês estão programados outros 12 júris populares. “O primeiro filtro é para processos mais antigos, em que os delitos ocorreram há mais de três, quatro ou cinco anos. Pelo sim, pelo não, vamos julgar logo. O outro filtro é a questão dos processos que não têm provas suficientes. Mas há situações também em que basta analisar o processo para se ter a certeza de que o réu praticou o crime”, explicou o promotor Alex Fadel.

Conforme o representante do Ministério Público, novos mutirões devem ser realizados ainda neste ano e, com a instalação de uma vara privativa do Tribunal do Júri, a expectativa é de que passem a ser julgados apenas nos quais há falta de provas sejam encerrados antes de serem mandados a júri popular.