Cotidiano

Mutirão contra a dengue recolheu mais de 80 toneladas de entulhos

Equipes visitaram aproximadamente 8,5 mil imóveis na região Norte da cidade

Cascavel – As equipes do Programa de Controle de Endemias visitaram aproximadamente 8,5 mil imóveis na região norte de Cascavel entre quarta (25) e quinta-feira (26). Um mutirão de limpeza foi realizado no Conjunto Julieta, Tarumã, Jesuítas, Sanga Funda, Tocantis, Melissa, Brazmadeira e Bairro Interlagos.

As ações fazem parte da Semana de Combate à Dengue que teve início na segunda-feira e encerra amanhã. A região norte foi escolhida devido ao alto índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue levantados durante o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) que foi de 4,2% naquela localidade. O objetivo é orientar e chamar a atenção da população sobre os perigos e os riscos trazidos pelo mosquito.

Somente no Jardim Melissa foram recolhidos 16 caminhões de lixo recicláveis e um caminhão somente com pneus. Terrenos baldios também foram inspecionados pelas equipes do Meio Ambiente. 

Na quinta-feira, foram mais 21 caminhões com lixo, totalizando em dois dias 83,3 toneladas de lixo recolhidos.

“Não imaginávamos que iríamos recolher tanto material em apenas dois dias. Mas o trabalho em parceria com as equipes de Endemias deu resultado. Pedimos a colaboração da população que evite manter entulhos ou volumosos em seus quintais, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue”, afirma o diretor administrativo do Meio Ambiente, Gilvan Jorge.

Os pneus não foram contabilizados, mas levados diretamente a uma empresa especializada na reciclagem. De janeiro até o momento Cascavel registrou 266 casos de dengue.

(Com informações de Eliane Alexandrino )