Cotidiano

Mutirão completa um mês e problema agora é outro

Moradores da região norte se queixam da demora para serem atendidos

Mutirão completa um mês e problema agora é outro

Ao completar um mês do início do Mutirão de Limpeza Água Boa – Cidade Limpa, Cascavel ainda está repleta de entulho em frente às casas dos cidadãos que foram convidados a limpar os quintais. Situação que gera críticas, confusão e incomoda quem aguarda desde o início das ações para ter os entulhos recolhidos.

O vigilante Vítor Ferreira é morador do Bairro Interlagos e conta que limpou o lote quando as ações começaram a ser divulgadas, mas afirma que agora o problema é outro: “Você elimina o mosquito, mas traz barata e aranha para dentro de casa”.

Quem passa pelo mesmo problema é o morador do Bairro Periolo João Felipe de Andrade: “Tem muito inseto entrando em casa. Nós já ligamos na prefeitura várias vezes para saber quando vão passar aqui, mas o pessoal não dá resposta”.

Sugestão

A consultora comercial Solange Fogaça se mudou recentemente e “herdou” o entulho do antigo morador da casa onde vive no Interlagos. Para ela, o mutirão deveria ter sido organizado de outra forma: “Deveria ter sido separado por bairro. Assim as pessoas tirariam de casa somente no dia em que fosse ser recolhido”, sugere.

Ela alerta que a intenção do mutirão é eliminar os criadouros do mosquito da dengue, mas os entulhos de lixo que ainda não foram retirados acumulam água e viram novos criadouros.

Falta finalizar

De acordo com o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão, a expectativa é de finalizar o Bairro São Cristóvão ainda esta semana. “Somente depois disso podemos partir para a região norte e atender os bairros que ainda faltam, como Interlagos, Brasmadeira, Morumbi”.

Pontos de apoio

Desde a segunda semana do mutirão a prefeitura tem alertado que a população não deixasse mais entulhos nas ruas já atendidas. Isso nem sempre tem sido respeitado.

A orientação agora é de que as pessoas levem o lixo aos pontos de apoio que ainda estão em funcionamento: São Cristóvão, Ipanema, Los Angeles, Interlagos e Canadá, que podem ser usados pela população para descarte dos entulhos.