Cotidiano

Músicos se juntam para lançar canções inéditas anti-Trump

RIO ? Capitaneado por Dave Eggers, o projeto independente “30 songs, 30 days” (“30 canções em 30 dias”) convocou bandas de rock para gravarem faixas em prol de uma “América livre de Trump”. As músicas estão sendo publicadas diariamente até o dia das eleições americanas, em 8 de novembro.

Entre os participantes, estão bandas como o Franz Ferdinand e o Death Cab For Cutie e a cantora Aimee Mann. Em “Can’t you tell”, Mann diz ter sido inspirada pela teoria de que Trump decidiu concorrer à Casa Branca depois que Barack Obama fez piada com ele no jantar para os correspondentes em 2011.

Em “Demagogue”, os escoceses do Franz Ferdinand cantam que “um demagogo é motivado por ego e interesses próprios, um demagogo amplifica preconceitos e medos”.

“Como artistas, nós estamos unidos no nosso desejo de falar contra a ignorância, o separatismo e a campanha de ódio de Donald Trump”, diz o site oficial da campanha. “Nós não seremos enganados por contorcionismos retóricos de Trump, suas mentiras e falsas promessas (…) O simples fato de sua candidatura é uma chaga sobre a nação. Suas palavras incitam o ódio e celebram a desigualdade”. Franz Ferdinand, ‘Demagogue’

“30 songs, 30 days” é um projetos dos mesmos criadores de “90 days, 90 reasons”, que motivou os eleitores a levar Barack Obama ao segundo mandato à frente da presidência dos Estados Unidos.