Cotidiano

Músicos famosos vão compor 30 canções contra Trump na reta final da campanha

201610131840144403_RTS.jpgWASHINGTON ? Se o eleitor americano desconfia que a reta final da campanha à Casa Branca seria marcada por baixarias, pode pelo menos suavizar o tom das críticas de Hillary Clinton e Donald Trump com fundo musical. É que artistas famosos se comprometeram a escrever e divulgar faixas inéditas para cada um dos 30 dias que antecedem o pleito, em 8 de novembro. Mas o movimento não esconde: trata-se de um posicionamento artístico contra o candidato republicano.

O projeto ?30 Days, 30 Songs? ? 30 dias, 30 músicas ? divulga diariamente uma nova canção por ?músicos engajados em uma América livre de Trump?. Na dianteira do projeto está o romancista Dave Eggers e o empresário do ramo do entretenimento Jordan Kurland. A ideia partiu do escritor, atônito ao ouvir trilhas de Bruce Springsteen, Elton John and The Who em um comício do milionário em Sacramento.

? É o terceiro projeto em que eu e Dave Eggers trabalhamos juntos em torno de uma eleição presidencial ? contou Kurland. ? O objetivo primário deste ano, assim como em 2012, quando lançamos o ?90 Days, 90 Reasons? (90 dias, 90 razões), é levantar a preocupação e, esperamos, a urgência entre eleitores mais jovens.

O dinheiro arrecadado com a iniciativa será revertido ao Centro de Democracia Popular, organização dedicada à agenda racial, pró-trabalhador, pró-imigrante, cuja pauta também abraça a justiça econômica.

Nesta sexta-feira, os organizadores liberaram pelo YouTube a quarta música do projeto: ?Same Old Lie? (A mesma velha mentira, na tradução), composta por Jim James. Até aqui, Death Cab for Cutie estreou o rol de canções contra Trump com ?Million Dollar Loan? (Empréstimo de US$ 1 milhão). Em seguida, Aimee Mann lançou ?Can?t you tell??. Depois, foi a vez de Bhi Bhiman de alfinetar o empresário, nas notas de ?With Love, From Russia?.