Cotidiano

Museu Yves Saint Laurent abrirá as portas em 2017, em Marrakech

RIO – Um museu dedicado ao trabalho do estilista Yves Saint Laurent será inaugurado no outono de 2017, em Marrakech, no Marrocos. Com 4 mil metros quadrados, o Museu Yves Saint Laurent terá uma sala de exposição com algumas das criações mais icônicas do desginer, além de uma livraria, um auditório para 130 pessoas, um restaurante, um terraço e uma biblioteca.

Ao todo, a instituição terá 5 mil itens de roupas, 15 mil acessórios e 5 mil livros, disponíveis para pesquisadores na biblioteca. Na mesma época, o Museu Yves Saint Laurent de Paris, na Avenue Marceau, também será inaugurado, no espaço que antes abrigou a sede da grife.

Com materiais como concreto e terracota, a fachada do prédio será feita com um revestimento que lembra um tecido. A fundação Pierre Bergé e Yves Saint Laurent ainda trabalhou por mais de uma década em métodos para preservar as roupas do acervo. O sistema de ar-condicionado foi todo elaborado para controlar a umidade e a temperatura automaticamente, para que os tecidos não sejam prejudicados de forma alguma.