Variedades

Museu Paranaense abre seus bastidores ao público

Visita guiada no dia 14 conduzirá os visitantes a um passeio pelas áreas escondidas do museu

Acervo Wladimir Kozák no Museu Paranaense.
Curitiba, 11 de dezembro de 2019.
Foto: Kraw Penas/SEEC
Acervo Wladimir Kozák no Museu Paranaense. Curitiba, 11 de dezembro de 2019. Foto: Kraw Penas/SEEC

O Museu Paranaense abre nesta terça-feira (14), às 14h30, a “Visita guiada aos bastidores do museu”, evento que integra as ações da #museumweek2019, que ocorre em paralelo às atividades da 17ª Semana Nacional de Museus, de 13 a 19.

Para participar da visita, é necessário se inscrever pelo formulário disponível no site do museu. A ideia é mostrar ao visitante como funciona um museu por dentro; de que maneira são catalogadas e acondicionadas as peças do acervo; quem são os profissionais que trabalham no museu.

O Museu Paranaense também promove uma série de mesas-redondas que vão abordar os conflitos agrários no Paraná, a trajetória e história do próprio museu, os povos Xetá e a relação entre acervos museológicos e arte contemporânea. No sábado (18), recebe a visita dos Urban Sketchers Curitiba, das 15h às 17h.

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A temática sugerida para 2019 é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, com atividades desenvolvidas nos espaços museais e também via redes sociais por meio da #museumweek2019.

As ações no ambiente virtual têm caráter mais lúdico e educativo, convidando o público a interagir por meio de curtidas, compartilhamento de fotos e posts. Todo dia uma nova hashtag entra na rede para incentivar uma atividade.

MESAS – “Conflitos Agrários no Paraná: novos conceitos e abordagens nas exposições do Museu Paranaense” será o tema da mesa-redonda do dia 14 (terça-feira), das 14h às 17h.

A proposta é debater as pesquisas atuais sobre os conflitos armados e agrários no Paraná, atualizando narrativas e trazendo novas abordagens acadêmicas na exposição que faz parte do circuito de longa duração do Museu Paranaense. Participam os historiadores Renê Wagner Ramos (SEEC), Luiz Carlos da Silva (UFPR) e Angelo Priori (UEM).

Na quarta-feira (15), das 14h às 16h, as publicações sobre o Paranaense ganham destaque na mesa “Estudos e publicações do Museu Paranaense: de trajetórias e histórias ao Palácio São Francisco”. Serão debatidos os últimos trabalhos publicados pela instituição.

O museólogo Ricardo Carvalho Rodrigues apresenta a obra Museu Paranaense: caminhos, contextos, ações museológicas e interações com a sociedade, demonstrando o caminho do museu desde sua fundação, em 1876, até 1928.

A obra é o 13º livro da coleção Teses do Museu Paranaense. Em seguida, o historiador especialista em conservação e restauração do patrimônio Antonio Carlos de Carvalho lança o livro Palácio São Francisco: de residência Garmatter a Museu Paranaense, apresentando os 89 anos de ocupação do edifício-sede do museu desde 2002.

No dia 16 (quinta-feira), das 14h às 16h, a mesa-redonda “Povos Xetá e museus: memória e horizontes entrelaçados” aborda a memória dos indígenas Xetá, que parecia fragilizada em decorrência dos conflitos e da diminuição abrupta da população, mas que vem sendo fortalecida no século XXI graças à estruturação dos descendentes e ao entrelaçar de coleções e documentos de diferentes espaços museais. Participam da discussão as antropólogas Maria Fernanda Maranhão (MP), Lilianny Rodrigues dos Passos e a arqueóloga Claudia Inês Parellada (MP).

“Memória e Ciência: desdobramentos na arte contemporânea” é o tema da mesa-redonda de domingo (19), das 14h às 16h. A ideia é apresentar as interações entre acervos museológicos e científicos e a arte contemporânea e seus desdobramentos. Participam a arqueóloga Claudia Inês Parellada (MP), o artista plástico Marcelo Moscheta e a curadora Maria Beatrice Trujillo, com mediação de Rafaela Tasca.

Esta última mesa faz parte da ação conjunta “Museus em Diálogo”, em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

DESENHANDO NO PARANAENSE – O Urban Sketchers Curitiba é um coletivo de desenhistas amadores e profissionais que se reúnem periodicamente para retratar a cidade por meio do desenho. No sábado (18), das 15 às 17h, o ponto de encontro será o Museu Paranaense.

#MUSEUMWEEK2019 – De 13 a 19, o Museu Paranaense adere ao #museumweek2019nas redes sociais. Todos os dias um novo tema inspira posts do museu no Facebook e Instagram. Siga o museu no Instagram e Facebook para acompanhar e participar da ação que envolve instituições museais de todo o mundo: @museuparanaense /museuparanaense.

SERVIÇO: 17ª Semana Nacional de Museu e #museumweek2019 no Museu Paranaense.

Data: 13 a 19.

Inscrições para visita guiada: bit.ly/visitaguiadaMP

Atividades gratuitas

Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – São Francisco – 80410-100 – Curitiba/PR. 41 3304-3300 – 3311 -3314.

www.museuparanaense.pr.gov.br