Variedades

Museu Oscar Niemeyer traz a “África” para Cascavel

Neste sábado e domingo, a visitação está aberta das 11h às 16h30; de terça a quinta-feira,

Museu Oscar Niemeyer traz a “África” para Cascavel

 

 

Cascavel – Cascavel deu um salto cultural ao se tornar a primeira cidade do Brasil a ter uma célula do MON (Museu Oscar Niemeyer). Em noite histórica, foi lançada ontem no Complexo Cultural Sefrin Filho (Teatro Municipal), a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”. A exposição realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná, já está em exposição desde sexta-feira (11).

“Temos o melhor museu da América Latina que agora está em Cascavel e já começando com uma exposição extraordinária do continente africano, contando a história e a cultura dos reis, de todos. É um momento de comemoração, acho que damos um salto enorme na consolidação daquilo que a gente busca tanto, que é uma região produtora do alimento, do agro e uma cidade que preserva e busca a cultura como um projeto de prioridade”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.

O secretário de Cultura, Luiz Ernesto Meyer Pereira disse que a exposição da arte africana presente em Cascavel se assemelha com coleções expostas nos museus do Louvre (Paris) e do Metropolitan Museum (Nova Iorque). “É uma exposição que tem a mesma qualidade dos grandes museus do mundo e Cascavel é a única cidade do Brasil onde existe uma extensão do MON, que é o maior museu da América Latina”, destacou.

Luciana Casagrande Pereira, superintendente de Cultura do Paraná, afirma que trazer a exposição era um sonho que se tornou real. Ela disse que o acervo do MON triplicou na atual gestão e que Cascavel está recebendo um rico acervo de obras de arte.

Neste sábado e domingo, a visitação está aberta das 11h às 16h30; de terça a quinta-feira,

das 10h às 18h; sexta-feira das 13h às 21h. Na segunda-feira não há visitação.

 

Foto: Secom/Cascavel