Variedades

Museu Oscar Niemeyer realiza a 16ª Semana de Museus

De 15 a 20 de maio, o MON (Museu Oscar Niemeyer), em Curitiba, realiza a 16ª Semana de Museus, organizada anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em todo o território nacional. Este ano o tema é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Nesta semana, de terça a domingo, o público pode ver a instalação interativa “Heart Circuit” realizada pelas artistas Ana Lesnovski, Sandra Hiromoto e equipe, com um enorme coração em tinta acrílica e grafite, ligado a circuitos, som e leds, que se iluminará ao toque do visitante. As artistas realizarão também oficinas de arte e eletrônica com o público de diferentes faixas etárias.

De 15 a 18 de maio, terça a sexta, será realizada uma dinâmica interativa com a equipe do Educativo para o público espontâneo, na exposição “Luz e Matéria”, com obras do acervo do museu, entre as 10h e as 18h.

Hoje haverá mais uma edição do programa “Arte para maiores”, voltado ao público com mais de 60 anos, com uma roda de conversa sobre a instalação “Heart Circuit” e a oficina “Circuitos em papel: arte e eletrônica”, com a artista Ana Lesnovski, das 14h às 17h, serão 30 vagas disponíveis.

Amanhã, a entrada é gratuita. Para este dia, o museu programou uma oficina livre: “Confecção de Cartaz”, com a equipe do Educativo, das 11h às 14h30. Logo após, às 15h, será realizada novamente a oficina “Circuitos em papel: arte e eletrônica para o público em geral”.

No sábado, dia 19, tem a quarta edição do projeto “Uma noite no MON”, destinada a crianças de 7 a 10 anos indicadas pelo Instituto Futebol de Rua, das 18h às 22h30. Desta vez é um evento específico para este público, portanto não haverá venda de ingressos.

No último dia, domingo (20), está prevista uma oficina livre com o Educativo chamada “Revelando o Desenho”, das 11h às 14h30. Às 15h, tem novamente a oficina com as artistas Ana Lesnovski e Sandra Hiromoto.

Semana de Museus

A cada ano o Ibram convida instituições culturais brasileiras para participarem da Semana de Museus para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio, com programações elaboradas a partir de um tema.