Variedades

Museu Histórico de Londrina oferece curso sobre a cidade a professores do Ensino Fundamental

O projeto tem como intuito promover a instituição à categoria de museu social através de ações culturais e educativas, além de expandir fronteiras da comunicação, disponibilizar acervos e dar visibilidade ao espaço pelos meios digitais

Museu Histórico de Londrina oferece curso sobre a cidade a professores do Ensino Fundamental

Museu Histórico de Londrina, pertencente à UEL, promove um curso para professores do Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, entre os dias 29 de abril e 3 de junho. O objetivo é trabalhar com documentos do acervo, analisando materiais relacionados à história da cidade. Os documentos serão definidos durante os encontros, que vão ocorrer na sala de exposição temporária do museu, das 19h às 23 horas. As inscrições seguem até 27 de abril.

O curso é realizado por meio do projeto de extensão “Museu Histórico de Londrina como múltiplo espaço na era digital: da extensão à ação cultural e educativa”. O projeto é coordenado pela diretora do Museu Histórico, professora Edméia Ribeiro, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

O projeto tem como intuito promover o Museu Histórico de Londrina à categoria de museu social através de ações culturais e educativas, além de expandir fronteiras da comunicação, disponibilizar acervos e dar visibilidade ao espaço pelos meios digitais.

De acordo com Edméia, a proposta é qualificar professores com relação ao município de Londrina, atendendo demanda dos alunos do Ensino Fundamental. “O museu é a instituição de salvaguarda da memória e da história da cidade, um órgão importante para o ensino. É importante que os professores tenham acesso ao material também”, afirma.

EDUCACIONAL – O curso será ministrado por Márcio José Pereira, professor colaborador do Departamento de História da UEL. Para ele, é uma maneira de dimensionar algumas ideias de uso do museu como espaço educacional, dando ênfase ao seu caráter formativo e ao que pode disponibilizar aos professores como material pedagógico.

“O museu tem uma missão de educação e, no caso do Museu Histórico de Londrina, é dar espaço para que as pessoas possam refletir sobre o seu passado, pensar o seu presente e dialogar com possibilidades de futuro”, aponta.

CURSO – O curso será dividido em seis etapas: uma palestra de abertura sobre a história de Londrina, quatro reuniões formativas com professores convidados e um tour pelo centro histórico da cidade. Entre as atividades programadas está a análise, pelos alunos do curso, do acervo de imagens, documentos e jornais de Londrina; uma aula sobre cultura material e coleções em 3D do Museu; uma discussão sobre fontes orais; e uma aula sobre a transformação da paisagem da cidade, utilizando a ferramenta Google Earth Pro.

INSCRIÇÕES – As inscrições abriram na quarta-feira (20) e podem ser feitas até 27 de abril direto na página de Eventos do site da UEL. A taxa de inscrição é de R$ 7,00. Os participantes receberão um certificado com carga horária total de 40 horas.

AEN