Cotidiano

Museu escocês apresenta fóssil do ?Monstro do Lago Storr?

_91005798_monstertoddmarshall.jpg

RIO ? Cinco décadas após a descoberta, o verdadeiro monstro aquático escocês foi apresentado nesta segunda-feira ao público, numa exposição no Museu Nacional da Escócia. Não se trata do mítico monstro do Lago Ness, mas de um animal que realmente existiu, com quatro metros de comprimento, que nadava nos mares há 170 milhões de anos.

O fóssil desta criatura do Jurássico, com ventre volumoso, olhos salientes e um bico com centenas de dentes foi descoberto em 1966 na ilha de Skye pelo diretor de uma usina elétrica na região. Batizado como Monstro do Lago Storr, trata-se de um espécime quase intacto de ictiossauro, que desapareceu bruscamente dos oceanos dezenas de milhões de anos antes dos últimos dinossauros, após um reinado de 157 milhões de anos.

De acordo com Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, ?durante meio século o museu o manteve resguardado porque não possuíamos as técnicas necessárias para liberá-lo da densa rocha que o rodeava, e assim podermos estudá-lo?.

A identificação só foi possível agora, pelos paleontólogos Steve Brusatte, Nick Fraser e Stig Walsh. Eles reconstruíram uma imagem clara da enorme criatura, e a apresentaram como ?a joia da coroa da pré-história escocesa?.

? As pessoas estão obcecadas pelo mito do Lago Ness, que é totalmente falso ? disse Brusatte. ? Mas não se dão conta de que existiram verdadeiros monstros marinhos.

De acordo com o pesquisador, os ictiossauros ?eram maiores, mais horripilantes e fascinantes que o Nessie?, como apelidam os escoceses o monstro imaginário.