Cotidiano

Museu de Londres se despede de Dippy, seu mais famoso dinossauro

63610678_Visitors look a Dippy the diplodocus at the Natural History Museum in London Britain Ja.jpgLONDRES ? O Museu de História Natural de Londres se despediu, nesta quarta-feira, de sua atração mais famosa, o dinossauro Dippy ? nomeado assim porque é da espécie diplodoco ?, após quase quatro décadas de exibição. Mas esta não é uma despedida permanente: Dippy será desmontado para realizar uma turnê pelo Reino Unido, voltando para a casa apenas em 2020.

Por 35 anos, o enorme esqueleto de 4,25 metros de altura e 21 metros de comprimento foi a primeira imagem que os visitantes observavam quando passavam pela entrada principal do museu.

Na quinta-feira, uma equipe começará o processo para desmontar Dippy, trabalho que deve durar três semanas, antes que os preservadores passem 12 meses preparando os delicados moldes de gesso para a jornada ao redor da Inglaterra, onde será exibido em oito locais de 2018 até 2020.

Durante o período em que ele estará longe do museu, um molde de Dippy feito em bronze será exibido do lado de fora da instituição.

O industrial americano Andrew Carnegie, nascido na Escócia, presenteou o museu originalmente com os 292 moldes de ossos em 1905, e o esqueleto ele esteve em posição de destaque, na entrada principal, desde 1979.

O local onde Dippy costumava ficar será ocupado por um esqueleto real, de 25,2 metros, de uma baleia azul.

O diplodoco foi identificado como uma nova espécie de dinossauro em 1878 pelo professor Othniel C. Marsh, da Universidade Yale. O diplodoco era herbívoro e quadrúpede e viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 154 a 152 milhões de anos. Pertence a um grupo chamado saurópodes, que significa ?pés de lagartixa?.