Cotidiano

Museu de Auschwitz encontra joias escondias em fundo falso de caneca

RIO – Uma caneca em exibição no Museu de Auschwitz guardou um pequeno tesouro durante mais de 70 anos.

O objeto, um dos milhares à mostra no local onde funcionou o mais infame campo de concentração durante a Segunda Guerra, na Polônia, tinha um fundo falso contendo um anel de ouro e um colar.

As joias foram descobertas durante um trabalho de manutenção da coleção de utensílios domésticos expostas no museu. A ação do tempo desgastou o fundo falso, revelando o que estava lá escondido.

Como se sabe, muitos judeus usavam diferentes formas de esconder itens de valor dos nazistas quando eram deportados de um lugar a outro. Algumas famílias, por exemplo, engoliam joias pequenas, como brincos e pingentes, junto com pedaços de pão.

De acordo com o Museu de Auschwitz-Birkenau, o colar e o anel de ouro encontrados serão registrados e guardados em segurança, mas a probabilidade de encontrar seus donos é bastante reduzida, já que “não há pistas nos objetos que ajudem a identificar quem são eles”. As análises concluíram apenas que as joias foram feitas na Polônia, entre 1921 e 1931.

A caneca está entre os 12 mil utensílios de cozinha, como tigelas, copos e jarras, em exibição no museu. São apenas uma parte dos itens tomados pelas forças alemãs das famílias enviadas para Auschwitz, um dos mais temidos campos de trabalhos forçados dos nazistas, desativado logo após o fim da Segunda Guerra, em 1945.