Cotidiano

Museu de Arte Narrativa de George Lucas será construído em Los Angeles

LOS ANGELES ? George Lucas escolheu Los Angeles como sede do seu ?museu da narrativa?, orçado em US$ 1 bilhão, após desistir de levar o projeto a Chicago no ano passado. O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, disse que o Museu Lucas de Arte Narrativa ficará no Parque de Exposições, no Centro da cidade.

?Eu acredito na visão do Museu Lucar e fomos atrás dele com tudo que temos, pois eu sei que L.A. é o lugar ideal para garantir que ele atinja o maior público possível ?, disse Garcetti em nota oficial, agradecendo Lucas e sua esposa, Mellody Hobson.

O museu foi originalmente planejado para Chicago, mas Lucas enfrentou dificuldades legais e questionamentos de uma associação chamada ?Amigos dos Parques?, contrária à utilização de um terreno público para erguer o museu. Após dois anos de disputais judiciais, o criador de ?Guerra nas Estrelas? desistiu da cidade e, a partir de então, Garcetti iniciou seu lobby por Los Angeles.

O museu, financiado por Lucas, trará sua coleção de mais de 10 mil itens ligados à história do cinema, entre eles pinturas, ilustrações e arte digital de ?Guerra nas Estrelas?. O local escolhido fica perto da Universidade do Sul da Califórnia, onde ele estudou cinema e conheceu alguns de seus futuros colegas de profissão, como Steven Spielberg.