Cotidiano

Museu de Arte Moderna de Nova York incorpora à coleção conjunto de emojis

2016 947560145-201610261857380782_RTS.jpg_20161026.jpg

NOVA YORK – No passado, antes que carros pudessem dirigir sem motoristas humanos e celulares pudessem enviar figurinhas e animações, uma empresa de telefonia japonesa disponibilizou ao público um conjunto de 176 emojis. O ano era 1999 e os pequeninos desenhos de 12 por 12 pixels ? carinhas sorridentes, corações inteiros ou partidos, gatos, e etc ? eram populares principalmente no Japão.

Em 2010, o Unicode Consortium, uma organização que hoje controla os padrões dos emojis, transformou as primeiras figurinhas em um padrão Unicode, o que significa que uma pessoa na França, por exemplo, pode enviar um emoji a uma pessoa nos Estados Unidos e este terá a mesma aparência, independente da marca do telefone ou o sistema de operação do celular.

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) divulgou nesta quarta-feira que incorporou à sua coleção o conjunto original dos 176 emojis. Eles foram um presente ao museu da empresa de telefonia, a Nippon Telegraph e Telephone.

?Desde o início (em 1929!), parte da missão do MoMA foi exibir e colecionar a arte (e o design) do nosso tempo?, escreveu a curadora sênior do Departamento de Arquitetura e Design do museu, Paola Antonelli, por e-mail. ?Nosso tempo é hoje vivido tanto no espaço digital quanto físico?.

Outras aquisições digitais do museu incluem o caracter ?@? e videogames.

Ao explicar o porquê de um museu adquirir coisas tão onipresentes como um símbolo de teclado ou um emoji, Antonelli destaca que o design funciona de forma diferente que a arte, que em muitos casos é única ? como uma pintura, ou uma estátua. Alguns elementos do design, como o caracter ?@?, estão em domínio público, o que significa que qualquer um pode usá-los e o museu pode simplesmente exibi-los.

O museu vai expor as novas aquisições em seu lobby até o final do ano, usando também ícones gráficos 2D e animações, e conectando os emojis originais com a geração atual.

Hoje, o Unicode Consortium reconhece cerca de 1800 emojis. Tem vinho, uma mamadeira, uma mulher dançante com um vestido vermelho e, claro, outras coisas mais fedorentas. Há também controvérsias envolvendo os emojis, como a deicsão da Apple de substituir o símbolo de uma arma por uma pistola de brinquedo verde.

Os rostos humanos em forma de emojis também vêm evoluindo para se tornarem mais diversos étnicamente, e no verão do Hemisfério Norte, 11 novos emojis foram adicionados representando profissionais mulheres, a partir de uma proposta do Google.

Novos emojis são adicionados frequentemente, e continuam a evoluir e refletir tempos de mudanças.

?(Emojis) como conceitos têm um passado de séculos, com os ideogramas, os hieroglifos e outros ícones gráficos, nos permitimindo desenhar um belo arco que cobre toda a história humana. Não há nada mais moderno que conceitos atemporais como estes?, completou Antonelli.