Cotidiano

?Muro de Trump? é sucesso em aplicativos para celulares

2016 910052107-apptrump.jpg_20160517.jpgWASHINGTON – Donald Trump está a um passo de vencer… mas como o aplicativo mais baixado na App Store dos Estados Unidos. Um jogo que faz uma paródia de sua polêmica proposta de construir um muro na fronteira do país com o México chegou ontem à vice-liderança entre os itens gratuitos mais baixados na loja virtual da Apple americana.

Longe de ser um elogio, o jogo brinca com algumas de suas frases mais famosas e com o seu sotaque. O objetivo é construir um muro ?enooorme? (brincando com a forma como Trump diz, a todo momento, ?huuuge?), mas em vez de ficar na fronteira dos dois países, está diante de um prédio que lembra a Casa Branca, com uma placa dourada escrita ?Trump?.

Enquanto o muro sobe, um desenho do pré-candidato republicano e seu indefectível topete vai dizendo frases como ?Adoro mulheres bonitas?, ?Está mentindo, Ted!? (em referência ao que dizia sobre seu concorrente, Ted Cruz) e ?Eu não me importo, eu sou realmente rico?. Quando o muro cai, o boneco de Trump repete a frase que o deixou famoso no reality show ?O Aprendiz?: ?Você está demitido!?

O aplicativo foi lançado há cerca de um mês, mas se tornou viral nos últimos dias. O jogo ainda avisa que ?todos os personagens são ficcionais?, mas é claro que este é apenas o mais famoso entre as dezenas de aplicativos e jogos que já brincam com a eleição americana. É possível ?aplicar? o topete de Trump em fotos, fazer uma corrida entre ele e Hillary e baixar emojis com as melhores caretas da pré-candidata democrata. Pelo visto, a campanha não será animada apenas nos palanques: a ?diversão? chegou aos celulares.