Cotidiano

Murilo Benício fala de Débora Falabella: ?A química entre nós existe?

20160307 EA Nada Sera Como Antes 109.jpgRIO – O vendedor de aparelhos de rádio que se torna empresário e implementa a televisão no Brasil; a estrela que perde os papéis das mocinhas para uma atriz mais jovem; o protagonista das radionovelas com dificuldade para conseguir trabalho na TV por ser negro; e o galã que esconde ser gay. Ambientada entre as décadas de 1940 e 60, a série ?Nada será como antes? mescla histórias reais com personagens fictícios ao retratar, em 12 episódios semanais, a criação e os primeiros anos da TV brasileira. Links Nada será como antes

? A série também fala muito da TV de hoje ? diz Guel Arraes, criador da atração com Jorge Furtado. ? A trama é de época, mas conversa com o nosso tempo. Tratamos de celebridades, da fama e de escândalos. Não ficamos presos apenas aos fatos históricos.

Com roteiro de Arraes, Furtado e João Falcão, direção artística de José Luiz Villamarim (o mesmo de ?Justiça?, sucesso encerrado na sexta passada) e direção de fotografia e iluminação de Walter Carvalho (leia artigo dele abaixo), a série estreia nesta terça, dia 27, às 22h20m, na Globo. E joga luz sobre um tema pouco explorado pela dramaturgia.

? Quantos filmes sobre Hollywood já foram feitos? Tenho a impressão de que a gente não se orgulha o bastante da nossa TV. Havia um certo complexo de vira-latas. É curioso que não tenhamos feito mais programas sobre esse assunto. A TV tem 60 anos no Brasil, só a Globo tem 50! Nossa TV é realmente a Hollywood brasileira ? defende Guel.

A televisão foi inaugurada no Brasil em 18 de setembro de 1950, por Assis Chateaubriand, que fundou o primeiro canal, a TV Tupi, em São Paulo. Em ?Nada será como antes?, esse papel cabe ao visionário Saulo (Murilo Benício), criador da TV Guanabara. Ele é um vendedor de rádio que se encanta pela voz da locutora e atriz de radionovelas Verônica (Débora Falabella), na década de 1940. Dez anos depois, os dois estão casados e vivem no Rio de Janeiro. Ele é dono e ela a grande estrela da Rádio e da TV Guanabara.

? Procuramos ser fiéis aos acontecimentos históricos, políticos e sociais ? conta Jorge Furtado. ? As licenças poéticas dizem respeito à cronologia da criação dos programas. Por exemplo: as telenovelas diárias só apareceram nos anos 1960, mas nossos personagens estão um pouco à frente do seu tempo.

Mais acostumado ao humor, o trio de autores mantém uma parceria na TV desde ?A comédia da vida privada? (1995-1997).

? Eu e Jorge apanhamos um pouco. A gente escrevia o texto e tinha muita piadinha. O João foi importante para dar o tom dramático ? acrescenta Arraes.

Para criar a história de Saulo e Verônica, casal que entra em crise e se separa logo no primeiro episódio, os roteiristas se inspiraram na linguagem melodramática dos folhetins.

? A referência às telenovelas é explícita. Tenho muito interesse nessa linguagem ? diz João.

Conheça os personagens da série ?Nada será como antes?

Namorados há quatro anos, desde que contracenaram em ?Avenida Brasil? (2012), Murilo e Débora interpretam um casal pela primeira vez na ficção.

? A gente teve medo de ficar com cerimônia. Só que todo esse medo não se apresentou em momento algum no set. A química entre nós existe. E isso não nos ajuda apenas na hora de beijar, mas está presente nas cenas de briga e reconciliação ? aposta Murilo.

PERSONAGEM MEIO LEILA DINIZ

270058.jpgFoi ideia de Débora o cabelo armado (inspirado em Marcello Mastroianni) que Murilo usará na série. Para compor Saulo, o ator diz que projetou a voz de forma metálica, o que o ajudaria a soar mais persuasivo. Ele surge em cena ainda com óculos de armação grossa ?para ter um ar nerd?.

Já Débora passa por várias fases: de estrela maior a mãe solteira que enfrenta o preconceito da época.

? Aos poucos, a personagem começa a ter uma consciência de sua questão feminina. E vai abandonando o glamour da TV ? adianta a atriz.

? Durante muito tempo fiz personagens um pouco mais novas do que eu ? lembra Débora. ? Estou há 15 anos na televisão e agora tenho vivido mulheres da minha idade (37 anos). Eu também vejo as jovens entrarem na TV e assumirem os papéis que já fiz.

Um dos conflitos de Verônica será a chegada de Beatriz (Bruna Marquezine), ex-dançarina de boate que se torna uma atriz famosa.

Beatriz também terá destaque na série. Ela se envolverá num triângulo com os irmãos Otaviano (Daniel de Oliveira) e Julia (Letícia Colin). E mais adiante irá se relacionar com o músico Davi (Jesuíta Barbosa).

? Beatriz tem um comportamento meio Leila Diniz, é avançada para a época ? diz o diretor José Luiz Villamarim.