Cotidiano

Mural de Banksy sobre espionagem desaparece na Inglaterra

banksy1.jpg Links BanksyRIO ? Um famoso mural de Banksy, que apareceu na cidade de Cheltenham em abril de 2014, foi removido, e ninguém sabe exatamente quem foi o responsável. Na obra, chamada de “The spy booth” (“A cabine espiã”, em tradução livre), o artista ironiza a espionagem governamental, representada através de três agentes de espionagem dos anos 1950 que grampeiam uma cabine telefônica.

Banksy pintou o mural estrategicamente em Cheltenham, a alguns metros de distância da sede de comunicações do governo do Reino Unido, onde a rede de vigilância do país se baseia.

Desde que foi instalada, em uma residência posta à venda no início deste ano por cerca de R$ 900 mil, a obra foi repetidamente vandalizada.

Em fevereiro do ano passado, o Conselho Municipal de Cheltenham deu à obra uma permissão de planeamento retrospectiva, o que significa que ela não pode ser removida sem aprovação do conselho. Mas, neste fim de semana, imagens do local mostram que a parede voltou a ser de alvenaria, e era possível ver entulhos no chão ao redor da cabine telefônica.

Um vídeo publicado, sábado, no Twitter, parece mostrar a área coberta com uma lona enquanto o som de uma máquina é ouvido.

A polícia local diz não ter recebido qualquer denúncia de crimes ocorridos na região neste fim de semana. Mural de Banksy removido

O conselheiro Steve Jordan, líder do Conselho Municipal de Cheltenham, disse que uma obra estava sendo feita no local para reparar o gesso da casa, mas que não tinha conhecimento da remoção do mural.

“A obra de arte é protegida por lei. Eu vou analisar a situação, certamente”, disse em entrevista ao site do canal ITV.