Cotidiano

Municípios trabalham para recuperar estragos

Marechal Cândido Rondon – O rescaldo das chuvas torrenciais aliada a fortes eventos em algumas cidades da região oeste foi de muito trabalho ontem. Alagamentos, quedas de árvores, interrupção de energia elétrica e estragos na malha viária foram registrados em cidades como Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Devido à quantidade de água, as bocas de lobo transbordaram e a água invadiu residências e provocou vários estragos. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é de instabilidade climática nos próximos sete dias.

Em Marechal Cândido Rondon, as chuvas ocasionaram transtornos em diversos pontos do Município, tanto na sede quanto no interior. Desde então os trabalhos da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, além de outras pastas, foram intensificados.

Na manhã de ontem, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, acompanhou os trabalhos em um dos pontos de alagamento. Na ocasião, estavam sendo feitos os serviços de desobstrução das bocas de lobo, com o caminhão de hidrojateamento, além da limpeza no entorno, para aumentar a capacidade de escoamento das águas da chuva.

De acordo com o prefeito, a rede não estava entupida. O excesso de chuva num curto intervalo de tempo foi o que resultou nos pontos de alagamento. “Na medida do possível e das nossas condições, iremos melhorar esse sistema de absorção de água”, explica.

Ainda segundo o prefeito, estão sendo feitos estudos através do setor de engenharia da municipalidade para a solução deste problema.

Já o Município de Toledo virou notícia nacional com a aparição de um tornado de proporções medianas na comunidade de Vila Florida. A força do evento levou ao chão um barracão onde estavam alojados cerca de 500 leitões. Segundo os proprietários da área, dois animais morreram por conta da destruição causada pelos ventos que atingiram o barracão. A força do vento foi tão grande que fardos de feno pesando quase uma tonelada ficaram espalhados por toda a propriedade. Em um vídeo gravado por moradores vizinhos é possível ver o momento em que o tornado atinge a propriedade, lançando a cobertura longe. Outro galpão, utilizado para as máquinas agrícolas, também ficou destruído.

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, disse que a prefeitura está dando todo o suporte aos familiares, inclusive com o apoio de máquinas da prefeitura para contribuir com a reconstrução do local.

Em algumas rodovias da região, foram registradas várias quedas de barreira, impedindo o tráfego de carros ou caminhões por algumas horas. Em Cascavel, houve registro de vários alagamentos nas regiões sul e norte da cidade e na área central.

Verão pode ter mais tornados

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, analisou as imagens feitas em Toledo. Ele diz se tratar com certeza de um tornado, com a velocidade oscilando entre 110 km/h e 130 km/h. O meteorologista alerta para a possibilidade de ocorrência de novos tornados na região oeste no transcorrer do verão.

As pancadas isoladas de chuva no Paraná são decorrentes da frente fria que se desloca pelo oceano e que já está no Sudeste do País.

O ano começou agitado para a Defesa Civil do Paraná. Em sete dias, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) já registrou pelo menos 16 ocorrências em todo o Estado. Ao todo, mais de 1,7 mil pessoas foram afetadas. Em Sarandi, no norte paranaense, enxurradas afetaram aproximadamente mil.

Já nos municípios mais próximos dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a tendência é de tempo abafado. A massa de ar que atua sobre o Paraná tem características de ser quente e úmido. Com isso, as taxas de instabilidade voltam a ficar mais elevadas.