Cotidiano

Municípios se unem para o Encontros e Caminhos

Cultivando Água Boa terá 58 pontos diferentes

Céu Azul – Realizado em 2014, o Encontros e Caminhos CAB (Cultivando Água Boa), volta a ser trabalhado na região oeste do Paraná com os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). A proposta principal é o desenvolvimento de ações práticas para a sustentabilidade ambiental. A difusão de tarefas e informações a respeito do projeto já foi executada. Dia 5 de setembro haverá o lançamento do programa, simultaneamente, em todos os municípios da BP3.

Serão 58 pontos de encontro com o envolvimento de aproximadamente 4.650 pessoas. A ação contará com o plantio de 1.160 mudas de árvores, além de outras atividades correlacionadas, segundo o assessor especial da diretoria de coordenação de Itaipu, Sérgio Oliveira.

Corrente positiva

A ação, Divisores que Unem, deve contar com o enlace simbólico da região em um mesmo objetivo. O encontro ocorrerá nos pontos limítrofes de cada município, simultaneamente, com o apertar de mãos, uma corrente positiva que marcará o início do projeto. Balões biodegradáveis, com sementes nativas, serão soltos nos diferentes pontos de interseção, segundo o assistente de coordenação, Gilmar Secco.

Organização

A organização do Encontros e Caminhos CAB é feita em conjunto pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e pela Itaipu Binacional, com as administrações municipais. Nesta edição o projeto começa em setembro e se estenderá até novembro, quando será promovida uma grande gincana com a apresentação das ações cumpridas em todos os municípios. São, pelo menos, dez quesitos propostos.

Expedição, vídeos e recuperação de nascentes estão entre as propostas apresentadas aos gestores ambientais dos municípios. A presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Rambo Loffi, frisa que, as atividades são parte de um conjunto de ações que almejam promover a sustentabilidade ambiental.

Os municípios envolvidos contam com uma contrapartida de aproximadamente R$ 20 mil para suporte ao cumprimento das atividades propostas.