Cotidiano

Municípios iniciam vacinação contra gripe

São Miguel do Iguaçu – Foi dada a largada da Campanha Nacional de Vacinação nessa segunda-feira. A imunização é contra estes três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. O grupo prioritário são as pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, profissionais da área da saúde, professores, puérperas (mulheres em período de 40 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e indígenas. A ação segue até o dia 1º de junho.

E os municípios prepararam as UBS (Unidades Básicas de Saúde) para atender o público. Em Toledo, por exemplo, apenas a UBS do César Parque não fará a vacinação.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Cleunisse Sarturi, a vacina é essencial, pois ela protege contra várias doenças respiratórias e não somente da gripe. E acrescenta que estudos demonstram que houve uma redução de 40% dos internamentos, desde que a campanha teve início, diminuindo também o número de óbitos por conta dessas doenças.

A Secretaria de Saúde de Toledo informa ainda que, nesta semana, não haverá vacinação na UBS de Vila Nova, porque a servidora se aposentou.

Em São Miguel do Iguaçu, a meta é imunizar ao menos 90% da população-alvo, ou seja, 7.058 pessoas. A dose está disponível nas UBS e é recomendado levar a carteirinha de vacinação.

A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Já em Quatro Pontes, o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que a expectativa é atingir 100% da meta local: 190 crianças, 58 trabalhadores de saúde, 38 gestantes, 620 idosos, 300 pacientes crônicos, professores da rede pública e privada, puérperas e os professores aposentados com menos de 60 anos. “Para isso, também realizaremos o Dia D em 12 de maio, quando haverá vacinação das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço”.

A meta de cobertura vacinal no Paraná é atingir 3,2 milhões pessoas nas 399 cidades.