Cotidiano

Municípios finalizam o Projeto Saúde Integrativa

Santa Helena – O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a Itaipu Binacional e os 29 municípios pertencentes à BP3 (Bacia do Paraná 3) se reuniram em Santa Helena para o Seminário do Programa de Educação Ambiental-Saúde Integrativa na Escola. O trabalho é desenvolvido por intermédio do Convênio Linha Ecológica e contempla o conceito de salutogênese, ou seja, estilo e razões para a saúde.

São estimuladas práticas para a manutenção de hábitos saudáveis para combater doenças diversas. O método foi levado para 360 representantes de todas as escolas municipais dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.

Nutricionistas, psicólogos e coordenadores pedagógicos das Secretarias de Educação participaram de quatro momentos formativos, com nove encontros, segundo os gestores do projeto. Inicialmente, a proposta foi apresentada aos secretários de Educação e a partir disso desenvolvida com cada município por meio dos núcleos.

A ação é alinhada aos ADS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e representa um ganho muito importante para professores e a comunidade em geral, segundo o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.

Resultado positivo

A presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, destaca a importância do Projeto Saúde Integrativa para educadores e demais pessoas que compõem a rede de educação ambiental. “Trabalhar a saúde alinhada à educação é um desafio e os resultados nos deixam muito felizes”, destaca.

Em moldes de multiplicação do conhecimento, os profissionais que receberam o treinamento constituem, nas escolas, núcleos promotores de saúde integrativa, envolvendo profissionais da educação, alunos e a comunidade escolar, conforme a gerente do Departamento de Proteção Ambiental da Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi.

Continuidade

O Programa de Educação Ambiental, com o projeto Saúde Integrativa, terá continuidade com ampliação a mais 25 municípios da região oeste do Paraná. “Haverá uma sequência com a intensificação do projeto de Educação Positiva nos 29 integrantes da BP3 e será iniciado com os demais municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná”, detalha Silvana Vitorassi. “Devemos assinar uma nova parceria nos próximos dias para a continuidade do projeto”, frisa a presidente dos Lindeiros, Cleci Loffi.

Conhecimento compartilhado

O médico especialista em Medicina Intensiva, Gestão Hospitalar e pesquisador da Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese Roberto de Almeida, que aplicou a metodologia nos representantes municipais, explica que conseguiram a conscientização e, a partir disso, a mudança de hábitos com os educadores, para, em seguida, replicar o conhecimento.

O Programa de Educação Ambiental-Saúde Integrativa na Escola busca a promoção da saúde a partir dos eixos educação/saúde/sustentabilidade, através de dinâmicas, práticas, reflexões e novas metodologias integrativas do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente. Neste sentido, a advogada Cristina Arakaki aborda o tema salutogênese social, focada no aperfeiçoamento da intercomunicação e relacionamento. “A ideia é melhorar as relações a partir de várias atitudes, com base em uma comunicação menos violenta e escuta atenta”, observa.

Em resumo, o objetivo geral do projeto é a promoção da saúde, tanto física, quanto mental, inicialmente envolvendo os educadores que serão capacitados para difundir os conhecimentos à toda a comunidade escolar.