Cotidiano

Municípios do oeste debatem a educação empreendedora

Toledo – A proposta de inserir o empreendedorismo na educação formal vem sendo debatida pela sociedade em geral como alternativa para que as novas gerações possam desenvolver comportamentos e atitudes mais conscientes e responsáveis em relação ao mundo em que vivem, de forma a interagir e assumir o papel de protagonistas de suas próprias vidas. Na região oeste do Paraná um grupo de profissionais da área de educação e entidades relacionadas tem se reunido para discutir propostas e alternativas de como desenvolver esse trabalho nas instituições de ensino.

O grupo, vinculado ao Comitê Territorial dos Pequenos Negócios, coordenado pelo Sebrae/PR e que faz parte do Programa Oeste em Desenvolvimento, promoveu um evento com objetivo de apresentar à comunidade as ações já realizadas e planejar novas ações que possam contribuir para disseminar a cultura da educação empreendedora em todos os níveis de ensino.

O Grupo de Trabalho é coordenado pelo professor Evandro Nava, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná de Toledo. Segundo Nava, os objetivos do encontro são sensibilizar os profissionais da área de educação ao tema e elaborar propostas para um plano de Educação Empreendedora integrado foram atingidos. “Tivemos a adesão de novos membros, o que fortalece o grupo de trabalho, amplia a visão e possibilita realizar importantes avanços a partir das discussões para a estruturação desse plano”, destacou.

A técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Zenilda Possato Duarte, é uma das novas integrantes do GT de Educação Empreendedora do Oeste do Paraná. Ela aderiu à iniciativa no encontro do dia 10 e comemorou o aumento da representatividade do grupo. “Passei a representar o núcleo nesse projeto, cuja principal ideia é estimular e potencializar a cultura da educação empreendedora na região”, declarou Zenilda, reafirmando o compromisso dos demais envolvidos.

A professora Luciana Farina, do câmpus de Cascavel da Unioeste, classificou o encontro como “extremamente produtivo”. “Partilhamos conhecimentos, anseios e planos para a construção desse cenário empreendedor na região. Foi um momento de ouvir e levantar sugestões, para que os planos do Grupo de Trabalho saiam da teoria e passem para a prática. A contribuição de cada um dos representes foi muito importante para o avanço do projeto. Apesar das diferenças dos níveis educacionais, os anseios são os mesmos e vão todos ao encontro uns dos outros”.

A professora se mostrou otimista em relação aos próximos passos do projeto. “Esperamos que muitas sugestões saiam do papel em breve, tomando corpo e trazendo resultados dentro do ecossistema empreendedor do oeste”, destacou Luciana.