Cotidiano

Municípiol inicia moderno sistema de gestão pública

O sistema unifica a base de dados de todas os setores, a partir do cadastro único de informações, o que facilita a gestão

Cascavel – O município iniciou a utilização de moderna plataforma de gestão pública em nuvem. Com o Atende.Net, a Prefeitura Municipal unificou informações administrativas em um único banco de dados online e a população tem acesso aos serviços disponíveis por meio do autoatendimento. O sistema cloud computing representa um novo momento para a gestão pública no município, que anteriormente utilizava softwares em desktop demandando investimentos em infraestrutura de informática.

Além da redução de custos, o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Cascavel, André Leandro Sartori, destaca outros benefícios da plataforma. “O novo sistema em nuvem é moderno, proporciona maior disponibilidade para o funcionalismo, gestores e permite a ampliação da gama de serviços no ambiente web. Por ser intuitivo e dinâmico, facilita o acesso do contribuinte, evitando deslocamentos e filas.”

Em Cascavel, o programa será utilizado em várias áreas da prefeitura, como gestão orçamentária, contabilidade, finanças, compras, licitações, contratos, frota de veículos, patrimônio, almoxarifado, protocolo, processo digital e serviços ao cidadão. O sistema unifica a base de dados de todas os setores, a partir do cadastro único de informações, o que facilita a gestão pelo administrador público.

Além do Atende.Net, também será implantado no município o IPM Saúde, voltado especificamente para a gestão dessa área, que também funciona em nuvem. Referência em soluções cloud computing para a gestão pública no País, a empresa IPM Sistemas é a responsável pela tecnologia.

Moderna tecnologia

Mais de 100 prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e fundações municipais já migraram seus sistemas para a ferramenta Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas, empresa pioneira na plataforma cloud computing para a gestão pública municipal no Brasil. Outros municípios e entidades paranaenses já utilizam a tecnologia em nuvem da IPM na gestão pública, que resulta em menor custo e maior disponibilidade funcional, como Colombo, Paranaguá, Pinhais, Castro, Campo Mourão, dentre outros.